Cooperativas se unem para arrecadar absorventes e promover doação de sangue

Cooperar Pela Vida, campanha permanente do Sistema OCB/TO, além de ações de conscientização e prevenção do câncer, arrecada neste ano absorventes e incentiva a doação de sangue

Crédito: Sarah Tamioso

Pesquisa divulgada recentemente pela UNICEF, revelou que mais de 4 milhões de meninas não possuem acesso a itens de cuidado menstrual no Brasil, deixando de realizar atividades fundamentais para o desenvolvimento, como brincar, frequentar a escola e praticar atividades físicas. Em razão disso, o Sistema OCB/TO dedica a campanha Cooperar Pela Vida à conscientização e cuidados referentes ao período menstrual, com a arrecadação de absorventes femininos, além de, paralelamente, estimular a doação de sangue nos hemocentros do estado. 

 

Conforme o relatório “Pobreza Menstrual no Brasil: desigualdade e violações de direitos”, lançado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância, no Tocantins, cerca de 47% das meninas do Ensino Fundamental não possuem toda a estrutura necessária para a manutenção da higiene nas escolas. Além disso, a falta de recursos leva meninas e mulheres a fazerem uso de soluções improvisadas e inseguras para conter o sangramento menstrual, utilizando pedaços de pano usados, roupas velhas, jornal entre outros itens inadequados.

 

A falta de condições sanitárias básicas para que as pessoas consigam administrar seu período menstrual configura em uma violação dos direitos humanos e conforme a Dra. Francielle Batista, presidente da Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia do Tocantins (SOGITO), o uso de materiais inseguros pode provocar doenças ou até trazer consequências à vida reprodutiva das meninas. Ainda de acordo com a ginecologista, o período de transição após a primeira menstruação é de suma importância para o desenvolvimento.

 

”Viver um momento de transição como esse sem que haja uma estrutura de apoio é muito difícil. São mudanças que já deixam no impacto na autoestima muito grande, comprometem o convívio dessa menina e traz situações constrangedoras, como os vazamentos, momentos em que ela não consegue sair de casa ou mesmo a questão do cheiro que pode estar envolvido no dia a dia de pessoas que não têm os materiais adequados de higiene para passar por esse momento, e fica ainda mais prejudicado o convívio de uma faixa etária que necessita vivenciar situações em grupo”, explica.

 

Conforme a superintendente do Sistema OCB/TO, Maria José Oliveira, a iniciativa tem por objetivo levar mais dignidade e oportunidade às mulheres. “O fato de levantarmos essa questão só agora diz muito sobre a negligência que temos tido enquanto sociedade. Como cooperativistas, buscamos o desenvolvimento econômico aliado ao social, e por isso levantamos essa campanha e convidamos todos os cooperados e colaboradores a estarem conosco nessa iniciativa – juntos podemos contribuir para melhorar e mudar a vida das meninas e mulheres, pelo menos nos municípios onde tem cooperativas no Tocantins”, convida.

 

Como cooperar

 

Cooperados e colaboradores de cooperativas no Tocantins podem realizar a doação de absorventes descartáveis ou reutilizáveis na própria cooperativa ou na cooperativa mais próxima durante os meses de outubro e novembro, que após a arrecadação serão doados para meninas e mulheres em vulnerabilidade socioeconômica em todo Tocantins.

 

Outra forma de contribuir é disseminando a informação sobre a menstruação a fim de normalizar essa função biológica que é comum a todas. Isso pode ser feito, por exemplo, evitando eufemismos como “estar naqueles dias” e evitando causar constrangimento em meninas que passam pelo período. 

 

Doação de Sangue

 

Outra iniciativa encabeçada nestes meses pelo Sistema OCB/TO é a doação de sangue para a Hemorrede Tocantins. A necessidade de voluntários para doação de sangue é constante e convidamos todos a Cooperar Pela Vida fazendo esse gesto de solidariedade. 

 

Para participar basta realizar o agendamento com antecedência e comparecer a uma das unidades indicadas. Hemocentro Coordenador de Palmas - HCP (08006428822 ou 3218-3232); Hemocentro Regional de Araguaína - Hemera (3411-2915 ou 3411-2916); Unidade de Coleta e Transfusão de Porto Nacional - UCT (3363-8321); Unidade de Coleta e Transfusão de Augustinópolis - UCT (3456-1309); Núcleo de Hemoterapia de Gurupi (3312-2237 ou 3312-7545).

 

Cooperar Pela Vida

 

A campanha permanente do cooperativismo no Tocantins se dedica neste ano à doação de absorventes e doação de sangue, duas campanhas que chegaram até nós e que abraçamos por estarem diretamente ligadas à saúde de homens e mulheres. 

 

Para saber mais sobre educação menstrual acesse:

 

Cartilha da UNICE: Menstruação na pandemia e outras coisinhas

 

Cartilha Plan Internacional e Sempre Livre: Menstruação sem vergonha e sem tabu

Comentários (0)