Palmas, Tocantins -

Cidades


Plano Plurianual
199 visualizações

Consulta pública para o PPA de Palmas é realizada em formato digital até dia 31

População poderá participar pelo aplicativo ou site do Colab, ferramenta de comunicação direta da prefeitura com os palmenses.
- Atualizada em
Edu Fortes

Este ano, em formato digital, a consulta pública é uma das etapas do processo de elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2022-2025 e segue aberta para a participação da população até o próximo dia 31, por meio do aplicativo Colab ou por este link . O cidadão encontrará 23 perguntas, sendo que os primeiros tópicos são de identificação do cidadão e avaliação da gestão, começando com os seguintes pedidos de informação: data de nascimento, escolaridade, gênero e bairro.

 

O questionário começa com a seguinte pergunta: "Você sabe o que é uma Plano Plurianual (PPA)?", escolhendo a opção não, no site ou no aplicativo do Colab, será aberto um texto explicativo. A pergunta seguinte é sobre como o cidadão foi informado sobre a consulta pública, dado fundamental para a Prefeitura mapear os canais de comunicação mais eficientes. Nas questões seguintes, a gestão municipal busca através das perguntas traçar o perfil do participante da consulta, são elas: "Considerando você e as pessoas que moram em sua casa, qual a renda média?", ou seja quanto de dinheiro cada membro da família leva para a casa; "Exerce atividade em qual área?", onde você trabalha; e "Você possui algum tipo de deficiência?". Caso o participante não queira responder, para todas as perguntas existe a opção "Prefiro não informar".

 

Nas perguntas seis e sete começa a etapa de avaliação da Capital: "Considerando a Cidade de Palmas como um todo, para você, quais são os pontos positivos" e "Os pontos negativos da Cidade de Palmas, quais são?". O participante poderá escolher cinco opções entre os 12 pontos apresentados para cada pergunta: mobilidade e acessibilidade, trânsito, transporte público, emprego, ordenação urbana, segurança pública, saúde, educação, limpeza urbana, pavimentação asfáltica, lazer e cultura ou meio ambiente. O cidadão também pode escolher a opção "Não sei ou não quero opinar", caso não queira responder.

 

Após essas perguntas iniciais, começa o processo de consulta sobre as áreas centrais da gestão pública: Educação; Saúde; Juventude, Esporte e Lazer; Assistência Social e Defesa dos Direitos; Habitação e Regularização Fundiária; Infraestrutura, Planejamento e Serviços Urbanos; Mobilidade Urbana; Segurança Pública; Meio Rural; Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Energias Sustentáveis; Cultura e Turismo; Economia, Emprego e Renda; e Transparência, Controle e Gestão. Cada área será detalhada nas próximas publicações da prefeitura.


Consulta pública do PPA

 

Aplicativo - iOS ou Androind: basta pesquisar na loja de aplicativos pelo nome Colab Site.

 

Antes de começar a responder é preciso fazer o cadastro, que é obrigatório e fundamental para o processo de elaboração do PPA. Sendo necessário informar CPF e e-mail. Os dados dos participantes estão protegidos pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

 

Plano Plurianual

 

Previsto no artigo 165 da Constituição Federal, o PPA é o instrumento de planejamento governamental de médio prazo que organiza as diretrizes e metas do Poder Público, os objetivos dos agentes públicos e políticos e a demanda da população em programas, estruturados em ações. O PPA tem duração de quatro anos e sempre é elaborado no primeiro ano do mandato do prefeito, governador ou presidente da República.