Portal da Ilha Do Bananal, Formoso do Araguaia impressiona por seus belos lagos

Formoso do Araguaia, localizado a 320 km de Palmas, é conhecida por seus belos lago. Na região o turista pode visitar a Lagoa Morro Azul, Lago Calumbi II e praias do rio Javaé.

Formoso do Araguaia
Descrição: Formoso do Araguaia Crédito: web

Famosa por seus belos lagos é  por ser conhecida como o  portal da Ilha do Bananal, que está entre os mais importantes santuários ecológicos do Brasil. Assim é Formoso do Araguaia, distante 320 Km de Palmas. A cidade se  destaca também pela ótima localização para a prática de pesca esportiva.

 

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Divaldo Rezende, o Rio Araguaia é um lugar ideal para quem gosta de uma boa pescaria. “O Araguaia é um bom  lugar para quem quer fisgar muitos tucunarés, piranhas, pirarucus ou cacharas e também o Lago Calumbi II, que é cercado por árvores e repleto de ilhas”, informou.

 

Rezende explicou também que além do rio há belas lagoas na região. “Temos as lagoas  Taboca e Formosa e também a Lagoa Morro Azul,  a 15 km da cidade, o lugar é belíssimo por ser um manancial de águas termais. A água flui de uma fenda na rocha calcária, formando um lago de águas salobras, incolores e cristalinas, ótimas para banhos”, contou.

 

O secretário destacou também que o turista pode visitar ainda o Rio Javaé que contorna o lado leste da Ilha do Bananal e que tem uma distância de 32 km do município. “Em um passeio de barco ao longo do leito do rio pode ser observado a vegetação densa e a fauna rica em pássaros que voam em grupos. As praias do Javaé começam a surgir a partir de maio, ficando totalmente visíveis em julho”, ressaltou.

 

Rezende finalizou afirmando que para quem gosta de contemplar animais selvagens em seu hábitat natural o município também reserva surpresas. “A fauna é invejável, podendo ser observados animais como a suçuarana, a onça-pintada, tatus, jacarés, veados, capivaras, cachorros-do-mato, botos, emas, tatus e uma infinidade de pássaros”, finalizou.

 

Comentários (0)