Palmas, Tocantins -

Estado


Evento
995 visualizações

Com foco na democracia, Libertas XXI é aberto: Kátia Abeu recebe título

Com o tema “Liberdade e Democracia no Novo Século” foi aberta nesta segunda-feira, 27, a 3ª Edição do Liberta XXI. Na oportunidade, a Academia Brasileira de Psicologia homenageou a senadora Kátia Abreu.
- Atualizada em
Descrição: Senadora Katia Abreu recebeu titulo Divulgação


Foi aberta na tarde desta segunda-feira, 27, no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE) a 3ªEdição do Liberta XXI. A edição deste ano tem como tema “Liberdade e Democracia no Novo Século” e é fruto de uma parceria entre a Academia Brasileira de Filosofia, da Faet, Instituto Faet (Ifaet) e Senar. O evento acontece pela primeira vez no Tocantins.

Na oportunidade, a senadora Kátia Abreu e presidente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA) foi homenageada com a comenda de honra da Academia Brasileira de Psicologia.

Em seu pronunciamento, Kátia comentou o recebimento da honra e falou da importância do evento e da valorização do ser humano. “É desnecessário falar da honra que sinto ao receber isso, espero está a altura dessa homenagem, pois aprendi pondo a mão na massa de que devo lutar pelos meus ideais”, disse.

Kátia falou também sobre direitos humanos liberdade, ética e disse que “para uns liberdade é apenas a sua liberdade”.

Ao Portal T1 Notícias, a senadora falou que se sente honrada pela homenagem e mais ainda pelo fato do seminário está acontecendo no Tocantins. “Pra mim é uma honra muito grande receber uma homenagem tão importante, mas a honra maior é ver esse evento acontecendo no nosso Estado com pessoas tão iluminadas dividindo seus conhecimentos com o nosso povo”, finalizou. 

Entenda

O “Libertas XXI”, evento de status internacional, reúne em Palmas nesta segunda e terça-feira, 27 e 28 de agosto, pensadores brasileiros e de fora do país para debater a “Liberdade e a democracia”.

Nomes como o do professor Doutor em Direito Ives Gandra Martins (São Paulo), o professor Doutor em Filosofia Denis Trierweiler (França), o jornalista Reinaldo Azevedo (São Paulo) e várias outras importantes personalidades farão palestras sobre diferentes aspectos da “Liberdade”. A senadora Kátia Abreu, comandará a 5ª Conferência do evento com o tema “A Liberdade como Instrumento de Justiça Social”.

Durante os dois dias de evento serão realizadas dez conferências. Todas no Auditório do Tribunal de Contas do Estado. Ao todo serão disponibilizadas 250 vagas com inscrições gratuitas voltadas para filósofos, juristas, sociólogos, pesquisadores, estudantes, dentre outros.

Para participar basta confirmar inscrição enviando e-mail para libertas@faetrural.com.br, informando nome, instituição, atividade que exerce, celular, e-mail e endereço completo com CEP. Mais informações também podem ser adquiridas pelo telefone (63) 3219-9200.

Realização

No Tocantins, o “Libertas XXI” é realizado com o patrocínio da CNA, Fieto, Sebrae Tocantins, Sistema Fecomércio e Souza Cruz. A 3ª edição também tem o apoio do Tribunal de Contas do Estado, Ministério Público Estadual, Ordem dos Advogados do Tocantins e Rede Celtins.

Presentes

Além de Kátia Abreu, que foi homenageada, participaram da abertura do evento, o governador Siqueira Campos (PSDB), o vice-governador João Oliveira (DEM), a presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins, Jaqueline Adorno, o presidente da Ordem dos Advogados do Tocantins (OAB-TO), Ercílio Bezerra, deputados estaduais e federais, dentre outras autoridades.