Comunidade quilombola Cocalinho realiza evento cultural neste final de semana

A programação será realizada neste sábado a partir das 9 horas da manhã com rodas de conversa.

Crédito: Emerson Silva

A comunidade quilombola Cocalinho, localizada no município Santa Fé do Araguaia realiza neste sábado, 17, o projeto “Resgatando a Cultura de um Povo Quilombola” com uma extensa programação de manifestações culturais desenvolvidas pela comunidade. O projeto foi vencedor do prêmio do Fundo Estadual de Cultura (FEC-TO) da Secretaria de Estado da Cultura de Incentivo à Cultura no Prêmio Seu Cisso 2011, de apoio a transmissão de Saberes Tradicionais Quilombolas.

 

Durante a tarde conta com apresentações culturais das comunidades quilombolas vizinhas: Pé do Morro, Baviera, Dona Jucelina, além da participação de representantes do povo indígena Xambioá e à noite fecha com shows das bandas Ciclone do Forró, Henrique Lopes e Chamego do Quilombo, além de sorteio de brindes durante todo o evento.

 

O prêmio que incentiva a preservação e promoção da cultura quilombola tocantinense leva o nome de uma figura importante da Comunidade Cocalino: Cícero Pereira de Sousa “seu Cisso”. “Ficamos honrados com este edital que traz o nome de uma pessoa da própria comunidade e ficamos mais contentes ainda por termos sido contemplados com o projeto “Resgatando a Cultura de um Povo Quilombola”, que vem resgatar a verdadeira cultura deste povo sofrido. Minha gratidão ao governador Siqueira Campos e Secretária da Cultura, Kátia Rocha”, ressaltou o presidente da comunidade José Carlos.

 

Seu Cisso

Nasceu em 04 de Dezembro de 1922, no município de Passagem Franca, estado do Maranhão. Chegou à região da Comunidade Quilombola de Cocalinho na década de 50. Morou primeiro na cidade de Araguaína, onde segundo ele, só tinha cinco famílias. Seu Cisso tinha o dom de curar animais e pessoas que eram picadas por cobras. “Dizem que sou curadô, eu não sei rezar, só sei cuspir”, dizia seu Cisso.

\"https://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gif\"

 

Comentários (0)