Sebrae Tocantins integra Matopiba para promover capacitação de pequenos negócios

O Sebrae Tocantins integra projeto Matopiba com foco no desenvolvimento rural do Estado. As ações visam promover a capacitação e melhoria da gestão dos pequenos negócios rurais.

Sebrae Tocantins integra projeto Matopiba
Descrição: Sebrae Tocantins integra projeto Matopiba Crédito: Ascom Sebrae

Com foco no desenvolvimento rural, o Sebrae Tocantins integra o projeto Matopiba para promover capacitação e melhoria de gestão dos pequenos negócios rurais. O projeto teve seu lançamento oficial no Tocantins nesta quarta-feira, 13, no auditório do Tribunal de Justiça, em Palmas (TO).

 

A iniciativa é uma proposta do Governo Federal, por meio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), que vai trabalhar três eixos estratégicos do Plano de Desenvolvimento Agropecuário do Matopiba: infraestrutura (com investimento em estradas, hidrovias e ferrovias), inovação e tecnologia (envolvendo pesquisa e capacitação dos produtores rurais) e o crescimento da classe média do campo. Este último motivado pelos índices baixos de concentração de riqueza (apenas 5,79% da população rural da região do Matopiba compõem a classe média, enquanto que 80% dos produtores rurais são considerados pelo IBGE como muito pobres).

 

A ministra Kátia Abreu explicou que o projeto levou em consideração as dimensões agroecológicas e socioeconômicas para alcançar resultados estratégicos. “O plano de desenvolvimento da região do Matopiba vai canalizar sua força para disponibilizar tecnologia, assistência técnica e melhoria de gestão para corrigir as imperfeições de mercado ainda observadas na atuação de grande parte dos produtores rurais dessa região”, afirmou. Ela explicou ainda que irá articular instrumentos que já existem para alcançar uma renda mais alta para os produtores rurais.

 

Para o superintendente do Sebrae Tocantins, Omar Antônio Hennemann, a instituição vai atuar de forma ampliada para alcançar os pequenos negócios rurais do Tocantins. “Queremos obter um resultado consistente, levando aos produtores rurais soluções para alavancar o trabalho e a vocação de suas propriedades rurais, marcando nossa atuação pela inovação tecnológica e de gestão, engajando os empresários do campo para serem atores da transformação social e econômica que o nosso Estado vai desfrutar nos próximos anos”, assegurou o superintendente.

 

O Sebrae Tocantins implantará o projeto “Venda Direta” e firmará um Termo de Referência com o MAPA para atender os produtores rurais do Estado na região do Matopiba. O projeto “Venda Direta” possui o de intuito promover o desenvolvimento agropecuário sustentável e com isso garantir o acesso a novos mercados nas compras de governo municipal e estadual.

 

Matopiba

Matopiba é um acrônimo formado com as iniciais dos estados Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia e é considerado a última fronteira agrícola do mundo. O Plano de Desenvolvimento Agropecuário do Matopiba, apresentado hoje, propõe aumentar a produtividade dos 337 municípios e 31 microrregiões num total de 73 milhões de hectares, com 5,9 milhões de habitantes.

Comentários (0)