SENAR realiza curso de doma racional de cavalos em Araguatins

Praticantes aprendem técnicas de doma correta do animal, características, diferenças e habilidades

Praticantes aprendem a domar cavalos
Descrição: Praticantes aprendem a domar cavalos Crédito: Divulgação

O curso Doma Racional de Equídeos e Muares será finalizado nessa sexta-feira, 29, no município de Araguatins, no Parque de Exposição Agropecuário da cidade. Estão participando do treinamento 10 alunos, a capacitação é realizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), instituição coordenada pela presidente do Sistema FAET/SENAR, Senadora Kátia Abreu, em parceria com o Sindicato Rural de Araguatins.
 
 
Os praticantes aprendem técnicas da doma correta dos animais, características do cavalo, diferenças e habilidades entre doma racional, manejo da higienização, escolha dos arreios e montaria. O processo de doma racional prevê aulas de montaria já no terceiro dia de capacitação. Vale lembrar que os animais cedidos pela fazenda onde acontecem os treinos não são adestrados.
 
 
Doma é o processo pelo qual o cavalo passa antes de aceitar ser montado pelo cavaleiro. Existe a doma de baixo, que consiste em aceitar a colocação do cabresto e respeitá-lo, permitir que se erga os membros e que se faça a higiene normal como rasquear e escovar o pelo. No decorrer do curso também é abordado a fase em que se ensina os comandos de rédeas, a doma de cima que é aquela que consiste em encilhar o animal e montá-lo, ensinando os comandos para direcionar o animal, realizar transições e controle da velocidade.
 
                                                                      
Segundo o instrutor Victor Borgneth de Araújo, ele destaca a importância do curso, essas aulas práticas oferecem melhor oportunidade para o aluno vivenciar de perto como lidar com tais situações. “Estou muito orgulhoso dessa turma, todos estão muito entusiasmados com as aulas e participativos, vejo que daqui sairão bons profissionais aptos a desempenhar com melhor qualidade o seu trabalho. ” Destaca o instrutor Victor.

 

Comentários (0)