"A Assembleia abraça o projeto da Transbananal", diz presidente Antonio Andrade

O centro das discussões política do Centro-Norte do país, nesta sexta-feira, 18, foi a cidade de Gurupi, no sul do Tocantins

Crédito: Ascom do Parlamentar

A Cidade da Amizade recebeu autoridades como o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, os governadores Mauro Mendes (DEM-MT) e Mauro Carlesse (DEM-TO), o presidente da Assembleia Legislativa do TO (AL-TO), Antonio Andrade (PTB) e autoridades dos estados, os Estados do Mato Grosso e Tocantins, para debaterem em audiência pública a construção da TO-0500, a Transbananal.

 

A TO-500 vai permitir a integração do norte do Mato Grosso com o Tocantins, encurtando as distâncias e permitindo que a produção da região chega ao porto de Itaqui.

 

São 90 km de estradas que vão permitir uma redução de 4 (quatro) mil km para que a produção agrícola chegue até os grandes mercados mundiais.

 

O presidente da AL-TO destacou em seu discurso a importância da obra. "Esta obra vai permitir a integração entre os Estados, levando melhorias para os moradores e povos indígenas da região. Saibam que a Assembleia do Tocantins abraça o projeto da Transbananal", disse Andrade, colocando a Casa de Leis a disposição desta causa.

 

Ao final foi entregue uma carta assinada por todos os povos indígenas impactados apoiando a construção.

 

Agora um estudo de viabilidade econômica vai ser feito para traduzir em números tudo que foi demonstrado nos discursos durante a audiência pública.

 

A ideia inicial é fazer a obra por meio de uma PPP ( Parceria Público Privado), mas o ministro de Infraestrutura já adiantou, "caso o estudo aponte que a TO- 500 não gere retorno que atraia investidor, a rodovia será feita como obra pública".

 

A audiência terminou por volta das 13h e foi acompanhada por um público de aproximadamente 600 pessoas.

 

 

Comentários (0)