Palmas, Tocantins -

Ação Parlamentar


Projeto Fertilizantes

Andrade apoia projeto que prevê transformar o TO em exportador de fertilizantes

“A Assembleia vai estar sempre de portas abertas para empresas e empresários que queiram investir no Tocantins”, afirmou o deputado Antonio Andrade
- Atualizada em
Joelma Cristina

O presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), deputado Antonio Andrade, recebeu na manhã desta terça-feira, 10, em seu gabinete, representantes da VLI Logística e das empresas de fertilizantes Fertipar e Yara Brasil, para uma visita institucional.

 

Durante o encontro foi apresentado o Projeto Fertilizantes Norte que consiste na implantação de um corredor logístico para transporte ferroviário de fertilizantes entre os estados do Maranhão e Tocantins, além de ampliar a possibilidade de atendimento para as regiões Norte, Nordeste e Centro Oeste do Brasil.

 

O projeto prevê a implantação de empresas de fertilizantes no Terminal Integrador de Palmeirante. Os vagões que hoje retornam vazios do Porto de Itaqui para Palmeirante vão trazer fertilizantes e insumos que vão ser misturados e posteriormente distribuídos.

 

A construção da estrutura, prevista para o segundo semestre de 2022, em Palmeirante Tocantins, tem a parceria da VLI e da Companhia Operadora Portuária do Itaqui (Copi), que será responsável pelas operações no Terminal.

 

O investimento para a viabilização do projeto será de aproximadamente R$ 200 milhões. A capacidade inicial de movimentação proporcionada por esta nova estrutura será de 1,5 milhão de toneladas ao ano. A nova estrutura no Tocantins contará com linha ferroviária para até 80 vagões e moega para descarga de dois vagões.

 

Segundo Fernando Schneider Künsch, relações institucionais e governamentais da VLI, o projeto traz diversos benefícios ao Estado. “Um deles é a geração de 350 empregos na construção da obra, e mais de 200 diretos e indiretos na operação. O projeto em questão é a semente para o desenvolvimento de um polo industrial, logo que o Estado vai deixar de ser importador e vai passar a exportar fertilizantes”, destacou Künsch.

 

Parceria com Assembleia

 

Antonio Andrade ressaltou a importância do Projeto para o desenvolvimento da região, para ele é preciso dividir a responsabilidade da geração de empregos com a iniciativa privada.

 

“A Assembleia vai estar sempre de portas abertas para empresas e empresários que queiram investir no Tocantins. O que mais queremos no nosso Estado é a geração de empregos, renda e o fortalecimento dos segmentos empresariais para o qual temos vocação, como é o caso do agronegócio, claro que sempre com foco na industrialização. Peço apenas que vocês busquem utilizar a mão de obra local, dando oportunidades aos pais de família tocantinenses”, pontuou o presidente.

 

Presenças

 

Além do presidente da Aleto estiveram presentes, o deputado Fabion Gomes, os representantes da empresa de fertilizantes Fertipar, Luís Carlos Rodrigues e Everton Capitelli, da Yara Brasil, Ana Yurgel e Victor Borges, e da VLI, Suene Moraes e Fernando Schneider Künsch, já citado.