Aprovada proposta de Agnolin que limita fidelidade imposta por empresas

Proposta aprovada na comissão limita fidelização de cliente de telefonia, Internet e de TV a cabo...

Deputado Federal Ângelo Agnolin
Descrição: Deputado Federal Ângelo Agnolin Crédito: Ascom

Texto substitutivo do presidente da CDEIC, Angelo Agnolin, aprovado na comissão nesta quarta-feira (30), pretende garantir a liberdade do consumidor de escolher sua prestadora de serviço, sem as limitações de fidelização impostas pelos planos das empresas de telecomunicações, que muitas vezes o impedem de mudar de operadora antes de determinado prazo. A proposta permite ainda que o usuário possa comparar e escolher entre planos de uma mesma operadora ou de outras empresas.

O Projeto original, do deputado Marcio Marinho (PRB-BA) altera o Código de Defesa do Consumidor, proibindo de forma genérica a fidelização em contratos de prestação de serviço e fornecimento de produtos. Para o relator, deputado Angelo Agnolin, a fidelização para todos os setores é arriscada. "A definição de uma proibição genérica da fidelização para todos os setores pode implicar em severas e imprevisíveis perdas para o consumidor", destacou na defesa de seu substitutivo.

Agnolin defende ainda que o documento legal a ser alterado é a Lei Geral das Telecomunicações (Lei 9472/97).

Os segmentos econômicos que passam a ter sua regulamentação alterada são os de telefonia, Internet e TV por assinatura.

O relator destacou o caso da telefonia. "A estratégia de fidelização das empresas de telefonia costuma envolver cláusulas contratuais que definem um período mínimo de permanência do cliente. A tentativa de sair da relação, antes do prazo do contrato, gera multa ao consumidor. Esse aumento de custo parece neutralizar o sentido da política de portabilidade", justifica Agnolin.

Pela nova proposta, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) deverá regulamentar o setor no sentido de oferecimento dessas opções de escolha.

O Projeto prevê ainda que se garanta ao consumidor a disponibilidade de informações que permitam refinar sua escolha entre os planos oferecidos.

O PL 1257/11 tramita em caráter conclusivo pelas comissões. A proposta já foi aprovada na Comissão de Defesa do Consumidor e agora será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

 

Comentários (0)