Café defende formação de Comissão de Cultura na AL para debater situação da classe

Jaime Café destacou manifestações culturais importantes que perdem sem a devida atenção, a exemplo das Cavalhadas, Folias do Divino, Cavalgadas pelo, Festejos das Santas Almas Benditas, Festas Juninas

Deputado estadual Jaime Café
Descrição: Deputado estadual Jaime Café Crédito: Foto: Dicom AL

Chamando a atenção dos colegas parlamentares para situação em que a Cultura do Tocantins se encontra, o deputado Jaime Café (DEM) usou a tribuna na última quarta, 10, para lembrar a importância que o segmento possui para o Estado e a necessidade de se dar mais atenção e apoio ao Setor.

 

O parlamentar citou a lei 1402, de 2003, muito comemorada à época pela classe, mas que em 2013 foi alterada por outra lei, que derrubou a autonomia do Conselho que deliberava sobre a aplicação dos recursos do Fundo da Cultura. Somente no ano passado, lembrou Café, o Estado deixou de aplicar mais de R$18 milhões no setor.

 

Jaime Café destacou manifestações culturais importantes que perdem sem a devida atenção, a exemplo das Cavalhadas, Folias do Divino, Cavalgadas pelo, Festejos das Santas Almas Benditas, Festas Juninas (prêmios nacionais), artesanato tocantinense conhecido pelo mundo, música tocantinense, saberes da terra, culinária, poesia etc.

 

Necessidade de debate

O parlamentar destacou a necessidade de agilidade na formação, com seus devidos membros, da Comissão de Educação e Cultura, para que esta convoque audiência pública a fim de se oferecer um retorno a este setor e às pessoas que contribuem para lembrar tudo o que o Tocantins tem de melhor. Assuntos como o pagamento dos editais atrasados, ainda de 2013, e a criação de uma agenda permanente para este setor já seriam assuntos necessários para pauta.

 

Famílias desabrigadas

O parlamentar também comentou a situação das famílias desabrigadas da região do Taquari que ocuparam a Assembleia na quarta e na quinta em busca de apoio na resolução do problema de falta de moradia. Café citou o pedido de remanejamento de recursos do Governo que chegou à Casa esta semana e ressaltou que a situação destas famílias deveria estar na pauta. “O Governo não está em situação financeira muito boa, mas em certas situações é necessário ponderar”, destacou.

Comentários (0)