Claudia apresenta PL que cria programa para debater Lei Maria da Penha em escolas

“É instituir uma nova cultura de combate à violência contra a mulher, onde professores e alunos irão debater pontos da Lei, além de orientar e conscientizar estudantes”, destacou a deputada.

Crédito: Divulgação/ Ascom Dep. Claudia Lelis

O Projeto de Lei da deputada estadual Claudia Lelis (PV) apresentado na sessão desta terça-feira, 29, requer que noções básicas da Lei Maria da Penha sejam ensinados nas escolas públicas e privadas estaduais.

 

O “Programa Lei Maria da Penha vai à Escola” deverá ser desenvolvido por meio das Secretarias de Educação, Secretaria de Ação Social e Conselho Estadual de Direitos da Mulher do Estado do Tocantins. Segundo a parlamentar, o objetivo é começar a debater a Lei Maria da Penha para estudantes como forma de orientar e conscientizar. 

 

“É instituir uma nova cultura de combate à violência contra a mulher, onde professores e alunos irão debater pontos da Lei, além de orientar e conscientizar estudantes. Acredito que os estudantes serão multiplicadores e ajudaram muito na luta pelo combate à violência contra a mulher”, defendeu Lelis.

 

Esse tipo de ação já está em desenvolvimento em estados como Pernambuco, Minas Gerais, Distrito Federal e Piauí. “O Tocantins precisa estar à frente dessa importante atuação preventiva e educativa de enfrentamento à violência doméstica e tenho certeza que os parlamentes irão acatar essa PL”, reforçou Claudia.

 

Pontos da projeto

 

Fica definido que os estabelecimentos de Ensino Médio integrantes da Rede Estadual Pública e Privada de ensino do Estado do Tocantins, torna-se obrigatório o ensino de noções básicas sobre a Lei Maria da Penha e será desenvolvido sob a denominação “Programa Lei Maria da Penha vai à Escola”.

 

O “Programa Lei Maria da Penha vai à Escola” tem como objetivo:

 

I - Contribuir para o conhecimento da comunidade escolar acerca da Lei no 11.340, de 07 de agosto de 2006 - Lei Maria da Penha;

 

II - Impulsionar as reflexões sobre o combate à violência contra a mulher, divulgando o serviço Disque-Denúncia Nacional de Violência contra a Mulher, Disque 180 e o disque 100 da DEAM;

 

III - Conscientizar adolescentes, jovens e adultos, estudantes e professores que compõem a comunidade escolar, da importância do respeito aos Direitos Humanos, notadamente os que refletem a promoção da igualdade de gênero, prevenindo e evitando, dessa forma, as práticas de violência contra a mulher;

 

IV - Explicar sobre a necessidade da efetivação de registros nos órgãos competentes de denúncias dos casos de violência contra a mulher, onde quer que ela ocorra. 

 

O Projeto Lei será executado numa parceria entre a Secretaria de Defesa Social e pela Secretaria de Educação do Estado do Tocantins, e com possível parceria com entidades governamentais e não governamentais, ligadas à temática da Educação e dos Direitos Humanos.

Comentários (0)