Claudia destaca união de esforços no combate às queimadas; TO teve redução de 21%

O Comitê do Fogo realizou na manhã desta quarta, 24, no auditório do Palácio Araguaia, um evento para apresentação do balanço de ações desenvolvidas em 2021

Deputada estadual Claudia Lelis (PV)
Descrição: Deputada estadual Claudia Lelis (PV) Crédito: Divulgação

O Comitê do Fogo realizou na manhã desta quarta-feira, 24, no auditório do Palácio Araguaia, um evento para apresentação do balanço de ações desenvolvidas em 2021. Representando a Assembleia Legislativa, a deputada e presidente da Comissão de Meio Ambiente, Claudia Lelis, destacou a união de esforços no combate às queimadas no Tocantins. 


"Ficamos muito felizes com os indicativos positivos resultantes dessa união de esforços e principalmente com a redução de 21% das áreas queimadas, pois deixamos o 5º lugar no ranking nacional entre os estados que mais queimam, e passamos para o 9º lugar”, ressaltou a parlamentar. 

 

A deputada também lembrou que “estive na COP26 e sabemos da importância do combate às queimadas e ao desmatamento. Agora com a questão da comercialização dos créditos de carbono, esse tipo de esforço poderá trazer retorno financeiro ao nosso estado, além dos ganhos ambientais e sociais", afirmou a deputada. 

 

Em 2021, o governo do Estado formou brigadas de combate à queimadas e incêndios florestais em mais de 100 municípios tocantinenses, sendo capacitados cerca de 1.600 brigadistas. 


Também durante o evento, foram entregues equipamentos de combate ao fogo ao Naturatins, sendo: EPIs, 150 Kits completos de fardamento, 20 Sopradores Sthil BR 600, 60 mochilas costas, 12 pinga fogo e 10 Kits Pick-up de combate a incêndio florestais. 

 

Comitê do Fogo 


O Comitê do Fogo foi instituído pelo decreto n° 645 de 20 de agosto de 1998. Ele tem o intuito de planejar e articular ações de combate às queimadas e incêndios florestais no Tocantins Diversos órgãos fazem parte do comitê, entre eles o Corpo de Bombeiros, a Secretaria de Meio Ambiente, IBAMA, Defesa Civil, Naturatins e Ministério Público.

Comentários (0)