Claudia solicita ao Governo medidas para minimizar impactos no turismo e comércio

A deputada juntamente com o secretário da Adetuc, Tom Lyra, entregarão ao governador Mauro Carlesse as principais demandas.

Crédito: Divulgação

Preocupada com os impactos provocados na economia tocantinense ligada ao turismo e empresarial com a pandemia do Coronavírus, a deputada estadual e presidente da comissão de minas, energia, meio ambiente e turismo da Assembleia Legislativa, Claudia Lelis, está juntamente com outros parlamentares buscando mecanismo de amenizar os impactos. A parlamentar entregará ao Governo do Estado uma série de propostas para medidas que podem minimizar os efeitos da crise no setor.

 

“O setor do turismo é responsável pela geração de emprego e renda de centenas de tocantinenses, e essa crise irá afetar diretamente pais e mães de família, a economia informal, pessoas que vivem do turismo em nosso Estado. Precisamos tomar medidas imediatas para amenizar o impacto que já está sendo sentido nesse setor”, ponderou a parlamentar.

 

Entre as ações, a deputada Claudia Lelis juntamente com o secretário da Adetuc, Tom Lyra, entregarão ao governador Mauro Carlesse (DEM) as principais demandas apresentadas pelo setor no momento.

 

Entre elas estão: Disponibilizar linha de crédito do Banco do Fomento (FUNGETUR) para as empresas ligadas ao trade turístico do Estado, com carência para início do pagamento de no mínimo 10 meses, com flexibilização de garantias e/ou por restrições financeiras; Aprovação de decreto para isenção do pagamento/parcelamentos de impostos também por 3 meses; Aprovação de decreto para isenção do pagamento do IPVA para veículos utilizados para o segmento do turismo para o ano de 2020; Aprovação de decreto para postergar o pagamento às companhias fornecedoras de água e energia elétrica por 3 meses.

 

“Já estamos em contato com o Governo do Estado, para um alinhamento a fim de flexibilizar os pagamentos de impostos das empresas ligadas ao trade do turismo, que já sofre com a crise e que sabemos poderá ser ainda mais impactada nos próximos meses”, destacou a deputada.

 

Essa semana, a deputada recebeu entidades ligadas ao trade turístico do Estado que além de entregar o documento que pede as medidas de redução do impacto no setor, apresentaram também as dificuldades enfrentadas, além do mapa de cancelamentos de reservas nos hotéis e de viagens.

 

“Uma situação gravíssima essa que estamos vivemos no mundo e precisamos agir para amenizar esse impacto aqui em nosso Estado. Juntos iremos conseguir passar por esse período tão triste da nossa história”, ponderou Lelis.

Comentários (0)