Com emenda de Claudia, Taquaruçu recebe Festival de Arte e Cultura Pierre de Freitas

Segundo a deputada, além de fomentar a cultura, o festival busca também incentivar a economia local

Pierre de Freitas, já falecido, é homenageado
Descrição: Pierre de Freitas, já falecido, é homenageado Crédito: Divulgação

Arte, música, muita cultura e um grande show da cantora Elba Ramalho marcará a 1ª Edição do Festival de Arte e Cultura Pierre de Freitas, que acontece neste sábado e domingo, no distrito de Taquaruçu, em Palmas. A abertura oficial da programação acontece as 19h30 do sábado,26, com a Exposição "Pierre de Freitas”, na praça Joaquim Maracaípe.

 

O artista plástico palmense Pierre de Freitas morreu após cair de um penhasco na região da Serra do Carmo, na zona rural de Palmas, na manhã de 15 de janeiro de 2017. O acidente aconteceu em uma trilha de difícil acesso. Segundo os Bombeiros, ele caiu de uma altura de cerca de 70 metros.

 

A programação é gratuita e terá feira de gastronomia, artesanato, artistas regionais, oficinas de pintura para crianças, exposição de artes do pintor Pierre de Freitas e shows regionais. O evento é uma homenagem ao artista plástico, professor e tatuador Pierre de Freitas, que foi presidente da Fundação Cultural de Palmas e faleceu em um acidente na Serra do Carmo em 2017.

 

O Festival de Arte e Cultura Pierre de Freitas é realizado pelo Instituto Cidadania Amazônia, com apoio do Governo do Estado, por meio da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), via emenda parlamentar da deputada estadual Claudia Lelis. O objetivo do festival é fomentar a cultura tocantinense, destacando os valores da arte e dos artistas regionais, bem como dar visibilidade à riqueza do nosso artesanato e a criatividade da culinária tocantinense.

 

Segundo a deputada Claudia Lelis, além de fomentar a cultura, o festival busca também incentivar a economia local. “Eu acredito que podemos ter sempre uma agenda permanente de eventos em Taquaruçu, com o envolvimento dos comerciantes, da comunidade, eventos pontuais para fomento da economia regularmente”, completou.

 

Ainda sobre o festival, Claudia destacou a homenagem à Pierre de Freitas. “O Festival celebra e homenageia o Pierre de Freitas, meu amigo pessoal, um grande ser humano e artista que deixou seu nome marcado na história da arte e cultura tocantinenses. E que, infelizmente, nos deixou muito cedo”, disse a parlamentar. 

 

Ainda conforme a deputada, “intitular o Festival com o seu nome é uma homenagem e um incentivo social e cultural para espalhar arte e conhecimento a todos. Pierre acreditava que a arte e a cultura podem mudar mundo e esse Festival vem com esse objetivo”, ressaltou Lelis.

 

 

PROGRAMAÇÃO

 

1º. Dia do Festival - 26 de outubro

 

Centro de Convivência Social de Taquaruçu

 

15h às 18h - Oficina Infantil de Pintura

Redondo da Praça Maracaípe

 

19h às 19h30 -  Acender o Turimbó - Rito da Queima dos Tambores da Aldeia TabokaGrande

Praça Maracaípe;

 

19h30 às 20h - Abertura da Exposição "Pierre de Freitas” (Abertura do Festival),

 

20h às 20h30 - Projeto Veredas

 

20h às 21h - Circo "Os Kaco"

 

20h30 às 21h30 - Nacha Moretto

 

21h30 às 22h30 - DJ Rafael Guirole

 

22h30 às 24h00 - Elba Ramalho e Banda

 

24h00 - DJ Rafael Guirole

 

2º Dia do Festival - 27 de outubro

 

Centro de Convivência Social de Taquaruçu

 

15h às 17h- Oficina Infantil de Pintura

Praça Maracaípe

 

17h às 19h - DJ Rafael Guirole

 

17h às 19h - Exposição "Pierre de Freitas"

Comentários (0)