Congresso instala a Frente Parlamentar Mista da Educação com Dorinha na presidência 

A deputada esclareceu que o grupo tem objetivos focados na solução de problemas de caráter básico que a educação ainda enfrenta e tratá-los com senso de urgência.

Crédito: Divulgação

Senadores, deputados federais e representantes da sociedade civil participaram nesta quarta-feira, 10, do lançamento da Frente Parlamentar Mista da Educação, que reuniu cerca de 300 pessoas na Câmara dos Deputados. A deputada federal Professora Dorinha é presidente da Frente que está formando uma bancada da educação para colocar o tema na pauta prioritária do Congresso Nacional. 

 

“Muito se fala em educação ser prioridade no país, mas para que isso seja realidade é preciso que o legislativo, o executivo e a sociedade civil se unam para colocar a pauta da educação como prioridade na Câmara, no Senado e na gestão.  Economia é importante, mas não vamos gerar mão de obra qualificada, ampliar o empreendedorismo, aumentar a geração renda sem corrigirmos as grandes lacunas do nosso sistema de educação. Os avanços que queremos em todas as áreas só serão possíveis quando superarmos o baixo nível educacional do país”, afirmou a deputada Dorinha. 

 

Sobre o diferencial da Frente em relação aos demais trabalhos sobre educação realizados pelo Congresso, a deputada esclareceu que o grupo tem objetivos focados na solução de problemas de caráter básico que a educação ainda enfrenta e tratá-los com senso de urgência. “A Frente não se sobrepõem às diferentes Comissões que já analisam projetos voltados para a educação. Ela reunirá os parlamentares que tem o tema como principal bandeira para trabalhar de forma mais estratégica, focada no que realmente importa, melhorar os nossos índices básicos de educação com a urgência que o tema existe”, afirmou. 

 

A Frente é formada por 301 deputados federais e 38 senadores, organizados em 13 Comissões que estão fazendo os levantamentos em cada área para construir a agenda de trabalho. Os parlamentares contam com um conselho consultivo composto pelo Movimento Todos Pela Educação, o Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação (Consed), a União dos Dirigentes Municipais da Educação (Undime), o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) e a Fundação Leman.“A nossa agenda é prática, efetiva e em breve daremos respostas ao país na aŕea educacional”, afirmou Dorinha.

Comentários (0)