Damaso vota a favor da criação de auxílio aluguel para vítimas de violência doméstica

A proposta será enviada ao Senado

Crédito: Divulgação/Ascom Osires Damaso

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (9) projeto de lei que inclui o pagamento de aluguéis entre as medidas protetivas para mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. A proposta será enviada ao Senado.


De acordo com o Projeto de Lei 4875/20, o juiz poderá decidir, como uma das medidas protetivas previstas na Lei Maria da Penha, sobre a concessão de auxílio-aluguel por até seis meses e com valor fixado em função da situação de vulnerabilidade social e econômica da ofendida.

O substitutivo aprovado prevê que os recursos para o pagamento desse auxílio-aluguel virão de dotações orçamentárias do Sistema Único de Assistência Social (Suas) destinadas a benefícios eventuais para ajuda aos assistidos em razão de nascimento, morte, situações de vulnerabilidade temporária e de calamidade pública.

A favor da matéria, o deputado Osires Damaso (PSC/TO) disse que trata de mais uma medida protetiva necessária às mulheres em situação de vulnerabilidade e que precisam de ajuda para sair do ciclo de violência doméstica.

Programa de orientação sobre uso do SUS a pacientes com câncer de mama

Também foi aprovado o projeto de lei que cria o Programa Nacional de Navegação de Paciente para pessoas com câncer de mama. A proposta será enviada ao Senado.


O programa constitui um modelo de prestação de serviços centrado no paciente, devendo oferecer treinamento dos profissionais de saúde ou assistência sobre a importância do planejamento e coordenação do cuidado do paciente desde o processo de diagnóstico até o início do tratamento nos serviços de oncologia. Deverá contemplar ainda o apoio na jornada do paciente pelo sistema de saúde, abordando questões clínicas e não clínicas, com o fornecimento de informações completas sobre seus direitos.

 

*Com informações da Agência Câmara

 

Comentários (0)