Debate sobre distribuição da merenda escolar acontece na próxima quinta: solicitação foi feita pela deputada Dorinha

A qualidade da merenda escolar distribuída aos alunos das escolas públicas será o tema de audiência pública que a Comissão de Educação e Cultura promoverá na próxima quinta-feira (4)....

A qualidade da merenda escolar distribuída aos alunos das escolas públicas será o tema de audiência pública que a Comissão de Educação e Cultura promoverá na próxima quinta-feira (4). O debate foi solicitado pela presidente da comissão, deputada Fátima Bezerra (PT-RN), e pela Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO), com base nas denúncias que o programa Fantástico, da Rede Globo", veiculou sobre as péssimas condições do alimento oferecido às crianças.

A equipe de reportagem visitou mais de 50 escolas públicas em São Paulo, Goiás, Rio Grande do Norte, Paraíba e Bahia, tendo constatado sérios problemas como a falta de merenda e de condições higiênicas na guarda dos alimentos oferecidos às crianças. As refeições também não supriam as necessidades mínimas nutricionais que deveriam ser oferecidas aos estudantes. Também foram apresentadas denúncias de corrupção no caso de terceirização das refeições.

A deputada Professora Dorinha Seabra Rezende enfatiza que a audiência pública deve tratar de temas como a regulamentação, os valores per capita, a execução, escolarização e a terceirização relacionados do Programa de Merenda Escolar. "Uma alimentação saudável é peça fundamental no desenvolvimento escolar dos jovens. Uma criança que não se alimenta não tem condições físicas para assimilar o conteúdo".

Convidados

Foram convidados para a audiência pública, o secretário federal de Controle Interno, Valdir Agapito Teixeira, e o diretor de Auditoria da Área Social, José Gustavo Lopes Roriz, da Controladoria-Geral da União; o procurador-geral da República (PGR), Roberto Gurgel; a presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Cleuza Repulho; a presidente do Conselho Nacional de Secretários da Educação (Consed), Maria Nilene Badeca da Costa; a coordenadora-geral do Programa Nacional de Alimentação Escolar do FNDE/MEC, Albaneide Peixinho; o presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Roberto Ziulkoski, e o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Roberto Leão. (Agência Câmara de Notícias)

Comentários (0)