Deputada Josi Nunes participa de reunião no MEC em busca de recursos para a Unirg

Josi disse que espera uma avaliação positiva por parte do ministério, para que haja viabilidades na destinação de recursos à Unirg

Josi Nunes em reunião no MEC
Descrição: Josi Nunes em reunião no MEC Crédito: Divulgação

Acompanhando o Presidente da Unirg, Thiago Benfica, a deputada federal Josi Nunes (PMDB/TO) participou nesta quinta-feira, 05, de uma audiência com a assessoria jurídica do Ministério da Educação (MEC) e com o Secretário de Educação Superior, Paulo Barone, para tratar sobre a viabilidade de recursos para o Centro Universitário Unirg.
 

A parlamentar explica que em maio deste ano, esteve em uma reunião com o Ministro da Educação, Mendonça Filho, juntamente com o ex- Presidente da Unirg,  Sávio Barbalho, a Reitora  Lady Sakay e o Presidente da APUG Gil Correia para tratar sobre a situação da instituição.  “Naquela época, o Ministério ficou de estudar a situação da Unirg, pois o fato da instituição cobrar mensalidade, no entendimento do Mec ela é considerada é privada e por isso, não pode receber recursos federal. Eu coloquei um recurso no ano passado de R$ 3 milhões de reais. Embora o este recurso esteja contingenciado e mesmo que não estivesse, a Unirg não poderia receber porque o ministério não sanou esta dúvida”, explicou.
 

Ainda de acordo com a deputada, na audiência desta quinta, a equipe jurídica demonstrou outro entendimento. “Na reunião de hoje, a equipe do MEC que participou da reunião demostrou um entendimento diferente no sentido de que a instituição pode ser considerada pública e assim, receber recurso federal. Essa equipe ficou de conversar com o Ministro Mendonça e também, com a equipe de orçamento. Ficaram de nos dar uma resposta que espero ser positiva. Nós estamos lutando para que as nossas emendas possam ser aprovadas, liberadas e que desta forma, a Unirg possa fazer obras importantes”, completou.
 

Avaliando positivamente a reunião, o Presidente da Unirg, Thiago Benfica, demonstrou confiança para a solução deste impasse. “A reunião foi muito positiva. É um pleito antigo da nossa fundação ter essa natureza para poder obter recursos federais. Foi muito importante a interseção da deputada Josi neste sentindo. Nós estamos confiantes que o Ministério da Educação vai viabilizar para que a nossa Unirg angarie esses recursos que serão usados em prol da instituição e do centro universitário. Gurupi precisa, a região precisa, o Tocantins precisa”, reforçou. 

Comentários (0)