Deputado Agnolin realiza Seminário com agentes de saúde para discutir apoio a categoria

Sob a proposta de debater a regulamentação da profissão, a definição de um piso salarial nacional e um plano de carreiras, centenas de agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias do Tocantins se reuniram, na Assembléia Legislativa,...

Sob a proposta de debater a regulamentação da profissão, a definição de um piso salarial nacional e um plano de carreiras, centenas de agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias do Tocantins se reuniram, na Assembléia Legislativa, nesta segunda-feira, 12. O debate foi proposto pelo deputado Ângelo Agnolin (PDT), titular da Comissão Especial designada a analisar a proposta na Câmara.

Entre as autoridades, participaram das discussões os deputados estaduais, representados pelo vice-presidente da Casa, Eli Borges (PMDB); representantes da Saúde na esfera estadual e municipal; a vice-prefeita de Palmas, Edna Agnolin; a presidente da Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde (Conacs), Ruth Brilhante de Souza; a assessora jurídica da Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde, Elaine de Almeida; o presidente da Associação Tocantinense de Municípios, Manoel Silvino, bem como prefeitos e vereadores do Tocantins.

Para o presidente da Associação dos Agentes de Saúde e Combate às Endemias do Tocantins (Atacom), Florisval Pereira da Silva, a reunião foi importante para que os servidores pudessem expor suas opiniões e reivindicações. “Tivemos a oportunidade de esclarecer algumas dúvidas com os deputados ou com o poder público. O diálogo serviu para que mostrássemos o quanto precisamos avançar”.

"Estamos na luta pela definição de um piso salarial nacional, regulamentação da profissão e também por um plano de carreiras. É assim que se consegue condições dignas de trabalho", disse Agnolin. Para o agente de saúde José Carlos Sobrinho, o trabalho dos agentes é preciso ser valorizado e visto com prioridade. “Nossas orientações e acompanhamento fazem com que essas pessoas melhorem mais ainda a sua qualidade de vida”.

O grupo avaliou o Projeto de Lei 7495/06, do Senado, e outras oito propostas que regulamentam as atividades dos agentes comunitários de saúde e de combate a endemias, entre elas o PL 6111/09, que estabelece o piso nacional da categoria em R$ 930 para profissionais com formação em nível médio. (Da assessoria)

Comentários (0)