Deputado César Halum é destaque na Folha de São Paulo com PL do genérico veterinário

O deputado César Halum foi destaquem em matéria da Folha de São paulo com o Projeto de Lei que permite o uso, a venda e a fabricação de medicamentos genéricos para animais no Brasil. A matéria destaca que o PL vai entrar me votação na Câmara....

Depois de oito anos de tramitação no Congresso Nacional, o projeto de lei que permite o uso, a venda e a fabricação de medicamentos genéricos para animais no Brasil vai entrar na pauta de votação do plenário da Câmara. O anúncio foi feito pelo presidente da Câmara, deputado Marco Maia.

Hoje, não existem medicamentos genéricos para animais no Brasil. O mercado de remédios de marca movimenta mais de R$ 3 bilhões por ano no país, isso sem contar as vacinas, segundo o deputado César Halum (PPS-TO).

O parlamentar, que é veterinário, destaca que a liberação dos genéricos pode fazer com que o preço dos medicamentos caia até 70%, o que traria vantagens para os produtores.

"Nós precisamos diminuir os custos da produção de carne, leite, de proteína animal. E os medicamentos hoje têm influência no custo final de produção. Isso aumenta a competitividade nossa no mercado lá fora", disse.

Halum afirma que os genéricos veterinários também podem trazer vantagens para as famílias em geral. "No caso dos animais de estimação, permitir que até a população carente trate seu animal adequadamente. Então as vantagens são inúmeras, a gente fica perplexo de imaginar por que esse projeto demorou tanto para ser votado aqui na Casa", declarou.

O deputado destaca que das dez maiores fábricas de remédios veterinários que atuam no país, nove são estrangeiras. Segundo o parlamentar, também era assim antes de o governo liberar os medicamentos genéricos para humanos, há 12 anos. (Da Assessoria)

Comentários (0)