Dorinha apresenta emenda que amplia câmpus da Universidade Federal do Norte do TO

Emenda da deputada Dorinha amplia criação de câmpus da UFNT. Criação da Universidade está em tramitação na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados

Dorinha apresenta emenda a Projeto de Lei
Descrição: Dorinha apresenta emenda a Projeto de Lei Crédito: Divulgação

A deputada Professora Dorinha (Democratas/TO) apresentou uma emenda ao Projeto de Lei 5274/16 que amplia os câmpus da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). A criação da Universidade está em tramitação na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados.

 

Na proposta do Poder Executivo, a nova universidade será desmembrada dos câmpus da Universidade Federal do Tocantins de Araguaína e Tocantinópolis. Pela emenda da Professora Dorinha, além de integrar Araguaína e Tocantinópolis à UFNT, também ficam criados os câmpus de Xambioá, Colinas do Tocantins, Filadélfia e Guaraí.

 

A deputada justificou que a implantação desses câmpus promoverá o acesso da população ao ensino superior, especialmente, os estudantes de baixa renda, o que contribuirá para inclusão social e democratização do ensino. “Além do mais, a qualificação profissional, promoção do conhecimento, desenvolvimento do ensino e pesquisa da população estimulará efetivamente o desenvolvimento econômico e social da região”.

 

A criação da UFNT atenderá à necessidade de expansão do ensino superior na região Norte do Estado. A Universidade beneficiará cerca de 1,7 milhão de habitantes, abrangendo 66 municípios do Tocantins, Pará e Maranhão.

 

Comentários (0)