Dorinha declara apoio à classe artística tocantinense em audiência com secretária da cultura

A deputada federal Professora Dorinha Seabra Rezende discutiu incentivos para a área cultural tocantinense em audiência com a secretária da Cultura do Tocantins, Kátia Rocha, nesta sexta-feira, 13, na sede da pasta em Palmas. A deputada se compromete...

A deputada federal Professora Dorinha Seabra Rezende discutiu incentivos para a área cultural tocantinense em audiência com a secretária da Cultura do Tocantins, Kátia Rocha, nesta sexta-feira, 13, na sede da pasta em Palmas. A deputada se comprometeu em destinar recursos, através de emendas parlamentares, para produção cultural do Estado. “Aguardo as demandas de interesse tanto da secretária como da classe artística.

Lógico que meu objetivo é de contribuir com projetos que vinculem a cultura com a educação, como formação de platéia, formação de público com senso crítico na área de teatro e música. Quero proporcionar oportunidades concretas para jovens. Hoje temos poucas opções de teatro, dança, cinema no Tocantins”, disse Dorinha.

Para a parlamentar tocantinense a Secretaria da Cultura tem bom projetos e que em breve os tocantinenses terão motivos para comemorar. “A secretária tem projetos super interessantes em relação ao fortalecimento da cultura no Tocantins. Existe uma preocupação grande na área do patrimônio histórico, como a reestruturação do museu do Palacinho em Palmas”.

Outro ponto debatido foi o de estabelecer critérios claros quanto ao apoio cultural para os artistas da terra. A realização do Fórum de Cultura no Tocantins também esteve na pauta. “Como membro da frente parlamentar de apoio à cultura estive com a ministra da Cultura, Ana de Hollanda, e ela demonstrou interesse em vir ao Tocantins. Vou intermediar esse diálogo entre o Governo do Estado e o Ministério da Cultura para viabilizar o Fórum de Cultura em solo tocantinense”, disse Dorinha falou da idéia de apresentar o Plano Nacional de Cultura, para que o Tocantins tenha, também, o seu plano em nível estadual.

Dorinha finalizou falando sobre a importância do resgate cultural e do apoio à cultura genuinamente tocantinense. “O Carnaval e a temporada de praia são eventos importantes, mas não podem ser o foco de uma secretaria da cultura. A Kátia está muito focada na valorização e no fortalecimento da cultura tocantinense”. (Com informações da Assessoria)

Comentários (0)