Dorinha garante 30% dos recursos do Pronatec para as regiões norte e nordeste

A deputada Dorinha Seabra propôs e teve emenda aprovada na Câmara Federal para que 30% dos recursos do Pronatec - Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, sejam reservados para as regiões Norte e Nordeste. O Pronatec foi aprovado pelo...

Uma grande vitória para as regiões norte e nordeste do Brasil foi conquistada nesta quarta-feira, 31, pela deputada federal Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM/TO). O plenário da Câmara dos Deputados aprovou destaque do DEM e incluiu emenda da deputada para reservar 30% dos recursos do Pronatec - Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego para as regiões Norte e Nordeste.

“Hoje demos um passo gigantesco. O Pronatec é um programa que movimentará bilhões de reais e irá qualificar profissionais em todo o país. Nós da oposição comemoramos muitos esta vitória do povo brasileiro. Garantimos uma o direito de reservar uma fatia dos recursos exclusivamente para as regiões menos favorecidas do país, Norte e Nordeste”, disse Dorinha após a aprovação no plenário.

Para Dorinha o Pronatec pode ser um sinalizador para melhoria da educação básica e a diminuição das diferenças regionais. Segundo a parlamentar é necessário que se tenha um olhar diferenciado para cada região. “O Pronatec permitirá ao Brasil reescrever sua história dando uma nova dimensão para a educação profissional”, concluiu a deputada tocantinense.

Pronatec

O objetivo do Pronatec é aumentar a oferta de cursos profissionalizantes e de qualificação. O público-alvo são os estudantes de ensino médio da rede pública, os trabalhadores e os beneficiários de programas federais de transferência de renda. Uma das ações previstas é a oferta de bolsas.

As ações do Pronatec poderão contemplar os povos indígenas, as comunidades de quilombolas e jovens infratores, além de incluir entre os trabalhadores que poderão pleitear bolsas os pescadores, agricultores familiares, aquicultores, extrativistas e silvicultores. (Da Assessoria)

Comentários (0)