Dorinha reúne líderes indígenas da Ilha do Bananal com presidente da Funai

Na audiência, foi solicitado ao presidente apoio para projetos na área de bovinocultura e habitação

Crédito: Divulgação

m grupo com cerca de 30 representantes indígenas das etnias Javaé e Karajá da Ilha do Bananal foi recebido nesta terça-feira, 04, pelo presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), General Franklimberg de Freitas. Na audiência intermediada pela deputada federal Professora Dorinha (Democratas/TO) foi solicitado ao presidente apoio para projetos na área de bovinocultura e habitação.   

 

A comunidade indígena da Ilha do Bananal realiza desde 2008, sob a supervisão do Ministério Público Federal e Funai/TO um projeto de bovinocultura, envolvendo cerca de 8 mil indígenas, que busca conciliar a atividade com a garantia de manutenção da posse da terra. O projeto tem previsão para encerrar no próximo ano e a comunidade busca apoio para a manutenção da atividade. 

 

O presidente da Funai afirmou que a sustentabilidade econômica dos povos indígenas é uma das prioridades do órgão e manifestou apoio integral a proposta. “Vamos caminhar juntos para a renovação ou qualquer outro instrumento que venha a possibilitar a continuação da geração de renda para vocês. A nossa orientação para a equipe técnica é que todo projeto que venha a gerar renda para o indígena seja imediatamente operacionalizado. Considerem essa pauta encaminhada”, afirmou o presidente ao grupo durante a reunião.

 

A deputada Dorinha enfatizou que acompanhará o processo junto a Funai para garantir agilidade. “Os projetos que promovam a sustentabilidade econômica dos povos indígenas nas suas áreas de origem, onde possam viver dignamente, preservando a cultura das etnias precisam do nosso apoio integral. Conheço de perto a realidade das aldeias do Tocantins e sei da relevância desse projeto para a Ilha do Bananal. Acompanharei o andamento dentro do órgão para garantir que a atividade seja mantida”, afirmou.  

 

Habitação

 

O presidente da Associação Natureza Viva Ilha do Bananal, Carlinhos Javaé, apresentou um projeto para a construção de 50 casas em uma das aldeias. “Temos muitos problemas com incêndios nas casas de madeira e palha e com a falta de recursos as famílias estão vivendo em situação precária. O projeto está pronto, com uma proposta de estrutura para as casas em que os índios contribuirão com a construção. Precisamos dos recursos e com o apoio da deputada Dorinha nós estamos confiantes que vamos conseguir”, afirmou.

Comentários (0)