Dorinha solicita e Tocantins recebe dois novos institutos federais de educação: unidades serão construídas em Colinas e Dianópolis

A presidenta da República, Dilma Rousseff, anunciou nesta terça-feira, 16, a criação de quatro universidades federais, a abertura de 47 campus universitários e 208 unidades dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia, espalhados em todo...

A presidenta da República, Dilma Rousseff, anunciou nesta terça-feira, 16, a criação de quatro universidades federais, a abertura de 47 campus universitários e 208 unidades dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia, espalhados em todo o país. O Tocantins receberá dois novos Institutos federais de educação, um no município de Dianópolis e outro em Colinas do Tocantins. Os novos institutos foram concretizados através de uma articulação da deputada federal Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM/TO) junto ao Ministério da Educação.

A parlamentar tocantinense apresentou a necessidade de novos Institutos Federais de Educação no Estado e a crescente demanda da classe estudantil. “Desde que assumi como deputada federal venho cobrando novos pólos de educação profissional para o Tocantins. Quando estive a frente da Secretaria da Educação do Estado realizei um estudo sobre as regiões que necessitavam urgentemente de escolas técnicas federais. Contamos com o apoio das prefeituras para que o projeto fosse viabilizado”, disse Dorinha.

A deputada ainda pretende trazer mais 6 institutos federais de ensino técnico para o Tocantins, para atender a demanda nos municípios de Formoso do Araguáia, Arraias, Taguatinga, Guaraí, Tocantinópolis e Augustinópolis.

Institutos federais

Prefeitos de 120 municípios assinam nesta terça-feira, 16, o compromisso com o governo federal de oferecer terrenos para a instalação de unidades de educação profissional em suas cidades. A concretização das novas escolas deve acontecer em 2013-2014. As 27 unidades da Federação estão contempladas: Acre (um município), Alagoas (4), Amapá (2), Amazonas (4), Bahia (9), Ceará (6), Distrito Federal (uma cidade), Espírito Santo (2), Goiás (5), Maranhão (8), Mato Grosso (3), Mato Grosso do Sul (3), Minas Gerais (6), Pará (5), Paraíba (6), Paraná (6), Pernambuco (9), Piauí (4), Rio de Janeiro (7), Rio Grande do Norte (3), Rio Grande do Sul (7), Rondônia (1), Roraima (1), Santa Catarina (3), São Paulo (8), Sergipe (4) e Tocantins (2).

A essas 120 unidades de educação profissional se somam 88 que estão em construção, com término previsto para o fim de 2012. Ao final de 2014, portanto, o país terá ganho 208 unidades de educação profissional. (Da assessoria)

Comentários (0)