Em defesa dos produtores de leite, Tiago Dimas cobra soluções e apoio para o setor

Proposta foi feita nesta quinta-feira, 5 de setembro, na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados.

Tiago Dimas na Comissão de Desenvolvimento Econômico
Descrição: Tiago Dimas na Comissão de Desenvolvimento Econômico Crédito: Daniel Machado

O deputado federal Tiago Dimas (SD-TO) saiu em defesa dos produtores de leite do Brasil e do Tocantins, pedindo que o governo federal ajude a providenciar soluções e apoio para o setor. Para o parlamentar, é absurdo o volume de leite e derivados importado pelo Brasil, em se considerando o tamanho do rebanho do país (mais de 215 milhões de cabeças de gado).

 

Além disso, apontou uma série de outros problemas do setor. “Ficou muito entristecido ao ver que o produtor do leite vende o seu produto a um preço menos do que uma garrafa de água”, salientou.

 

A defesa foi feita em audiência pública nesta quinta-feira, 5 de setembro, na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados.

 

O congressista é membro da comissão e vem demonstrando preocupação com o setor desde que iniciou o seu mandato. A audiência pública teve como tema. Os problemas enfrentados pelos setores da cadeia produtiva do leite. O debate contou com as presenças de representantes do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), do Ministério da Economia, do Sindileite-BA (Sindicato das Indústrias de Laticínios e Produtos Derivados do Leite do Estado da Bahia) e da Abraleite (Associação Brasileira dos Produtores de Leite).

 

Na audiência, Tiago Dimas ressaltou que, só no Tocantins, são 7 mil produtores, que conseguem geral 208 mil litros por dia. A maioria dessas pessoas, conforme o deputado, está passando dificuldades. “Infelizmente, muitos não conseguem nem mais pedir socorro, estão deixando o setor”, disse, ao lembrar que a realidade dos produtores é muito difícil, com um trabalho que se inicia às de madrugada, por volta das 4 horas.

 

Pequizeiro

 

O deputado destacou que o preço pago ao produtor está muito baixo, mesmo agora em período de seca, quando historicamente o valor é melhor. “O produtor gasta em insumos, em ração e não tem o retorno. Tenho informação de Pequizeiro, de um grupo que produz de 10 mil a 13 mil litros por dia, que está com as atividades paralisadas. Quando eles mais precisam, que é exatamente agora, período de seca, houve uma redução”, lamentou o parlamentar.

 

O deputado afirmou não ser correto o fato de o Brasil importar 29 mil toneladas de queijo e requeijão (produtos à base de leite) serem importadas por ano, enquanto o volume exportado mal passa de 10% dessa quantidade.

 

“Desde os anos 1970 os produtores de leite a reclamam das importações”, frisou Tiago Dimas, ao ressaltar que a derrubada das tarifas antidumping do leite da Nova Zelândia e da União Europeia trouxe mais problemas.

 

“Os outros países do mundo dão pesados subsídios aos seus produtores. Nós precisamos mudar a nossa política”, ressaltou o parlamentar, ao destacar que uma das reivindicações do setor é uma linha de crédito específica para que os produtores possam investir em tecnologia.

 

No debate, os representantes do governo federal mostraram as medidas que a administração está fazendo para o setor e ressaltaram que a derrubada das tarifas antidumping foi uma decisão técnica.

 

Também ficaram abertos ao diálogo para que se possam promover medidas de melhorias.

 

Comentários (0)