Palmas, Tocantins -

Ação Parlamentar


Projeto de seleção pública
100 visualizações

Em Guaraí, Tiago Dimas participa do encerramento do "Construindo um Social Digno"

Exemplo na região Norte do estado, iniciativa disponibiliza atividades esportivas, recreativas e artísticas a 1.100 crianças e adolescentes em Guaraí
- Atualizada em
Descrição: Deputado no encerramento de ano do projeto Divulgação

O deputado federal Tiago Dimas (Solidariedade-TO) participou, na noite de sexta-feira, das atividades de encerramento do ano do projeto “Construindo um Social Digno”, elaborado pela Associação Emídio Ferreira, em Guaraí. Contemplado na seleção pública de projetos a serem beneficiados com emendas parlamentares ao Orçamento da União em 2020, o projeto atende cerca de 1.100 crianças e adolescentes da cidade através das oficinas, são oferecidas, durante todo o ano e de forma gratuita, aulas de artes visuais, basquete, ballet, fanfarra, futsal, instrumento de sopro, karatê, tênis de mesa e violão.

 

“É uma honra vir aqui e verificar como é positivo para coletividade de Guaraí este projeto. A Associação Emídio Ferreira presta um trabalho espetacular para a população da cidade”, destacou o deputado Tiago Dimas.

 

Na sexta-feira, todas as turmas fizeram uma pequena apresentação, em evento que lotou o ginásio do Centro de Ensino Médio Oquerlina Torres. “Agradecemos de coração essa emenda. O dia que eu soube da notícia fizemos a maior festa. São 1.100 crianças que vão receber material bolas, quimonos e equipamentos”, destacou o diretor-presidente da Associação, José Emídio.

 

O projeto se iniciou em 2017 e, desde então, tem sido excelente opção de atividades complementares para as crianças e adolescentes de baixa renda, cujos pais não possuem condições de arcar com essas alternativas em estabelecimentos particulares.

 

O projeto é contínuo, tendo aulas todos os dias, exceto nos finais de semana e feriados. Tiago Dimas esteve no evento acompanho do presidente da Câmara, vereador Saboinha Júnior. O parlamentar municipal elogiou a seleção pública promovida pelo deputado. “O seu mandato dá rapidamente um retorno para a população, através de uma seleção pública que abre espaço para quem não tem apoio e contato com uns parlamentares”, frisou o vereador.

 

Tiago Dimas destacou que no próximo ano voltará fazer a seleção pública, por entender que é uma maneira justa e propositiva para retornar a sociedade o dinheiro público.

 

Seleção pública

 

Em iniciativa inédita no Tocantins, o deputado Tiago Dimas abriu uma seleção pública para entidades privadas sem fins lucrativos inscreverem projetos com o objetivo de serem contemplados com recursos federais de emendas parlamentares ao Orçamento ad União. Ao todo, foram 122 projetos inscritos em um prazo de apenas dez dias de seleção.

 

A ideia inicial do congressista era escolher entre 4 a 6 projetos, mas, pela qualidade das propostas apresentadas, foram selecionadas 12 iniciativas, entre elas o projeto “Construindo um Social Digno”. A seleção pública acabou garantindo recursos federais para oito áreas diferentes: saúde, esporte, cidadania, agricultura, cultura, meio ambiente, educação e trabalho.

 

O total de recursos destinados pelo parlamentar aos projetos é de R$ 2.387.809,00.