Em lançamento, Claudia destaca compromisso na geração de emprego para jovens de Porto

O projeto visa formar gratuitamente jovens, residentes em Porto Nacional, para que possam abrir seus próprios negócios com baixo ou nenhum investimento inicial

Crédito: Divulgação/Ascom

A deputada estadual Claudia Lelis (PV) acompanhada do vice-governador Wanderley Barbosa participaram nesta terça-feira (10) do lançamento do programa Geração 4.0 em Porto Nacional.  O projeto oferece gratuitamente aulas e consultoria com foco em empreendorismo para jovens de 16 a 29 anos residentes na cidade.

 

O Geração 4.0 será exclusivamente para Porto Nacional com emendas da deputada Claudia Lelis e conta como a parceria do Governo do Estado do Tocantins, Conselho Nacional da Juventude (Conjuve), Prefeitura Municipal de Porto Nacional através da Fundação Municipal de Juventude, Liga Universitária do Tocantins e da Agência Besouro, especialista em fomento social que fará a execução da ação.

 

O programa foi criado para capacitar jovens de 16 a 29 anos, residentes em Porto Nacional, a abrirem seus próprios negócios com baixo ou zero investimento, por meio de aulas teóricas, durante cinco dias, e de mentoria para os alunos que tiverem melhor desempenho, que auxiliará os mesmos durante três meses.

 

 “ O empreendedorismo jovem só acontece quando existe incentivo, dedicação, muito estudo, capacitação e principalmente o auxílio do poder público, e por isso fiz questão de destinar recursos das minhas emendas parlamentares para esse programa. O apoio do Governo do Estado está sendo essencial na elaboração desse projeto e estou muito feliz em poder fazer parte desse programa que tenho certeza será um sucesso e exemplo para todo o Tocantins”, defendeu a parlamentar.

 

O evento aconteceu no Centro de Convenções Vicentão em Porto Nacional e contou com a presença da Secretária Estadual de Educação, Adriana Aguiar, vereadores de Porto, do presidente da Fundação Municipal de Juventude de Porto, Murilo Ferreira, do presidente do Conselho Nacional de Juventude, Gustavo Gama, do Gestor Operacional de Projetos da Agência Besouro, Rafael Madeira, entre outras autoridades.

 

Geração 4.0

 

O projeto visa formar gratuitamente jovens, residentes em Porto Nacional, para que possam abrir seus próprios negócios com baixo ou nenhum investimento inicial. As aulas acontecerão de forma online e as inscrições podem ser feitas pelo site www.geracao4-0.com.br.

 

A formação em Porto Nacional acontece por meio de emenda parlamentar da deputada Claudia Lelis, com o apoio do Governo do Tocantins e da Prefeitura de Porto Nacional. A execução é da Besouro, agência de fomento social.

 

Metodologia By Necessity

 

Criada pelo presidente da Besouro Agência de Fomento Social, Vinícius Mendes Lima, a metodologia By Necessity, abordada no programa Geração 4.0, trabalha o empreendedorismo a partir da vivência do aluno. O método aborda o modelo tradicional de planos de negócios, adaptando para a utilização de pequenos empreendedores, de forma a possibilitar sua execução em até cinco dias.

 

Juventude Empreendedora 2.1

 

Na ocasião, foram entregues certificados aos alunos do Programa Juventude Empreendedora 2.1 realizado pelo Conselho Nacional da Juventude. O programa foi lançado em maio deste ano a nível nacional e obteve cerca de 7.400 inscritos somente no estado do Tocantins. Essa ação foi promovida de forma gratuita e on-line para jovens de 17 a 29 anos, com objetivo de capacitar os jovens a empreender e gerar a própria renda através de cursos com temas diversos voltados ao empreendedorismo.

Comentários (0)