Com o período de férias chegando redes de hemocentros de todo o país enfrentam dificuldades para manter o estoque de bolsas de sangue para enfrentar a demanda influenciada pelos acidentes nas rodovias brasileiras. Sensibilizado pela causa, o vereador Fernando Rezende esteve nesta terça-feira, 21, no Hemocentro de Palmas, apresentando propostas para conseguir novos doadores permanentes na capital.
O vereador fechou uma parceria para que, a partir de agosto, a equipe do Hemocentro de Palmas realize um dia de coleta de sangue e cadastramento de doadores de medula óssea na Câmara Municipal de Palmas. “A idéia é estabelecer uma cultura de doação permanente. Quem doa sangue contribui com a saúde pública. Minha idéia é cadastrar mil doadores permanentes até novembro”, disse Rezende.
A diretora de Gestão da Hemorrede do Tocantins, Perla Risette, atendeu o vereador e revelou que a situação é preocupante em todos os hemocentros do Tocantins. São cinco unidades (Palmas, Porto Nacional, Gurupi, Araguaína e Augustinópolis) que sofrem com a falta de estabilidade no estoque regulador.
Segundo Risette, uma unidade anexa ao Hospital Geral de Palmas do Hemocentro foi inaugurada em maio de 2010, fruto de solicitações da população. Porém, a estrutura recebe menos de 10 pessoas por dia, muito abaixo do esperado e necessário para suprir as necessidades da capital.
O vereador informou que irá promover uma campanha de sensibilização da comunidade para doação de sangue. “Se conseguirmos implantar a cultura da solidariedade na população palmense. Teremos o apoio da Câmara Municipal, empresários, OAB entre outras intituições”, concluiu o vereador.
Cadastramento
Os interessados em se cadastrar como doador de sangue permanente devem procurar os seguintes locais.
Gabinete do Vereador Fernando Rezende
Câmara Municipal de Palmas
Das 8h às 13h
Tel: 3218-4678
Hemocentro Coordenador de Palmas
301 N, Conj. 02, Lote 01 (próximo ao Detran)
Tel: 3218-3287
Unidade de Coleta e Ambulatório de Hematologia
Anexo ao Hospital Geral de Palmas
Tel: 3218-7334
(Da Assessoria)
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