Halum promove sessão solene em homenagem ao médico veterinário

César Halum chama atenção para o papel desempenhado no Congresso por outros parlamentares que, como ele, têm a mesma profissão.

Presidente do CFMV, Benedito Arruda e César Halum
Descrição: Presidente do CFMV, Benedito Arruda e César Halum Crédito: Assessoria

Será realizado na Câmara dos Deputados, dia 10 de setembro, às 10h, no Plenário Ulisses Guimarães, em Brasília, uma sessão solene em homenagem ao dia do médico veterinário, comemorado oficialmente em 9 de setembro. O evento será aberto ao público. “Este é um momento para sermos reconhecidos. O Médico Veterinário cuida, também, da saúde humana, mas a sociedade ainda não sabe disso. Vamos aproveitar o momento e mostrar nossas atividades”, afirmou o parlamentar. Além de político, César Halum é Médico Veterinário e foi o autor do requerimento para a realização da solenidade no Congresso Nacional. 

 

A data foi instituída em 1933 no Decreto nº 23.133, que o então presidente Getúlio Vargas criou uma normatização para a atuação do médico veterinário e para o ensino dessa profissão. Em reconhecimento, a data passou a valer como o Dia do Veterinário. Mas escolas de veterinária já existiam no Brasil, desde 1910.

 

Para César Halum, a Medicina Veterinária pode ser considerada uma profissão jovem no Brasil, tendo sido criada em 1918, mas o Médico Veterinário vem ganhando destaque em diversos setores da sociedade. ”Devido ao seu amplo leque de competências, que vai desde a prevenção e cura das afecções de diversas espécies animais, produção e inspeção de alimentos, defesa sanitária animal, saúde pública, ensino técnico e superior, pesquisa, extensão rural até a preservação ambiental e ecológica, a Medicina Veterinária é, hoje, uma das profissões mais importantes do Brasil e do mundo”, argumentou o parlamentar.

 

Halum chama atenção ainda para o papel desempenhado no Congresso por outros parlamentares que, como ele, têm a mesma profissão. 

 

 “Recentemente, durante a votação do Código Florestal nesta Casa, por exemplo, pudemos perceber ainda o quanto é fundamental existir representantes que detenham a experiência e o conhecimento de campo para analisar os destinos da produção agropecuária do País”, afirmou.

 

Além de vários parlamentares, confirmaram presença na sessão solene, o Secretário Nacional de Defesa Agropecuária - Dr. Enio Antonio Marques, o presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária - Benedito Fortes de Arruda, o Presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras - Márcio Lopes de Freitas, o Presidente da Agencia de Defesa Agropecuária do Estado do Tocantins (ADAPEC) e Presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Tocantins - Dr. Marcelo Aguiar Inocente, Presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras – Márcio Lopes de Freitas, dentre outros representantes de diversas categorias e estudantes de medicina veterinária.

 

Para o presidente do CFMV, a oportunidade demonstra o reconhecimento do Congresso Nacional ao importante papel que o Médico Veterinário representa. “Toda a classe se sentirá prestigiada e reconhecida. Hoje, mais do que nunca, a profissão e suas várias áreas de atuação precisam ter voz. É importante que todos os profissionais da Medicina Veterinária estejam presentes para participar deste evento”, afirmou. “A iniciativa do deputado e colega de profissão não é somente uma solenidade, mas um incentivo a toda categoria”, finaliza Arruda.

 

(Assessoria)

 

Comentários (0)