Iratã comenta recuo da gestão em admitir que não tem 9 ambulâncias em operação

Segundo Iratã, a admissão de Nicolau mostrou também para alguns dos vereadores da base que a oposição não estava fazendo política com a questão das ambulâncias, mas sim cumprindo seu papel...

Vereador Iratã Abreu
Descrição: Vereador Iratã Abreu Crédito: T1 Notícias

Na sessão desta terça-feira, 10, o vereador Iratã Abreu (PSD-TO) comentou o recuo da gestão em admitir que não há nove ambulâncias em operação na Capital. Ontem, 9, durante a coletiva à imprensa para anunciar o concurso público da Saúde, o secretário municipal da Saúde, Nicolau Esteves, admitiu que nem todas as ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) estão em operação.

 

“Dou meus parabéns ao secretário por saber reconhecer que errou,“ disse Iratã ao ressaltar que a insistência da gestão em mostrar nove ambulâncias em operação foi, no mínimo, constrangedora, pois os próprios servidores do SAMU se encarregaram de confirmar nossa denúncia e desmentir o número de ambulâncias em operação ao Jornal do Tocantins, edição de sexta-feira, dia 6, quando afirmaram que há apenas quatro veículos em operação.

 

Segundo Iratã, a admissão de Nicolau mostrou também para alguns dos vereadores da base que a oposição não estava fazendo política com a questão das ambulâncias, mas sim cumprindo seu papel de fiscalizar o Executivo municipal.

 

Iratã Abreu voltou também a repudiar o secretário Nicolau Esteves por ele ter afirmado durante a entrevista coletiva que ele, Iratã, não contribui com a gestão, só critica. Iratã desmentiu o secretário e mostrou ao plenário um calhamaço de mais de 50 expedientes enviados à Secretaria Municipal de Saúde, todos eles contendo solicitações em prol da melhoria das unidades, das condições de trabalho dos servidores e do atendimento aos usuários.

 

PT

Iratã ressaltou ainda que suas críticas são endereçadas exclusivamente ao trabalho desenvolvido por Nicolau Esteves na Secretaria Municipal da Saúde e não ao Partido dos Trabalhadores (PT), do qual o secretário é membro. “respeito o PT e à forma como o partido conduz seu trabalho,” afirmou o vereador ao ressaltar que reconhece como louvável a iniciativa do partido em ouvir a população em suas caravanas.

 

Concurso

Sobre o anúncio do concurso, Iratã lembrou que no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado em maio entre a Prefeitura de Palmas e o Ministério Público Estadual (MPE), os concursos da Educação, da Saúde e do Quadro Geral seriam realizados em 180 dias, ou seja, todos ainda neste ano.

Segundo Iratã, faltou planejamento, pois o concurso da Saúde somente será realizado em abril do próximo ano, o que significa mais seis meses sem profissionais nas unidades de saúde e mais sofrimento para a população.

 

Projeto de Lei

Em mais uma contribuição à Saúde Municipal, o vereador Iratã Abreu apresentou durante a sessão desta terça-feira, 10, um projeto de lei que dispõe sobre a fixação de informações nas unidades da rede pública municipal de Saúde sobre os profissionais que estão atendendo, horários e escalas de serviço, bem como do número de ambulâncias disponíveis em cada unidade. O projeto tem amparo no artigo 37 da Constituição Federal, que versa sobre o princípio da publicidade. 

 

Comentários (0)