Iratã repudia tentativa da Prefeitura de Palmas de apresentar ambulâncias

Para Iratã, é nítida a tentativa da gestão em “blindar” o secretário municipal de Saúde, Nicolau Esteves...

Sede do Samu
Descrição: Sede do Samu Crédito: Ascom

As tentativas de distorcer a verdade sobre o real número de ambulâncias em operação no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) por parte da Prefeitura de Palmas foram repudiadas nesta quinta-feira, 5, pelo vereador Iratã Abreu (PSD-TO).

 

Para Iratã, é nítida a tentativa da gestão em “blindar” o secretário municipal de Saúde, Nicolau Esteves, que informou em propaganda partidária que o SAMU de Palmas conta com nove ambulâncias "prontas para fazer o atendimento de urgência".

 

“É uma inverdade,” disse o vereador que constatou “in loco” a presença de apenas 5 (cinco) ambulâncias em operação. Conforme Iratã, para sustentar a afirmativa do secretário Nicolau Esteves, a gestão municipal encaminhou à sede do SAMU veículos inoperantes, que não possuem equipes de profissionais de saúde vinculadas, conforme dado oficial do Ministério da Saúde.

 

O vereador explica que hoje, de acordo com o Ministério da Saúde, que é responsável por custear o serviço, há duas ambulâncias de suporte avançado e quatro ambulâncias básicas. Porém, por falta de efetivo no quadro da saúde municipal, existem apenas cinco equipes atuando, ou seja, cinco ambulâncias – duas de suporte avançado e três básicas.

 

Além de repudiar a tentativa de distorcer a verdade, Iratã recriminou também o fato de que para fazer isso, a gestão retirou as ambulâncias em atendimento nas UPAS Sul e Norte para ficarem expostas na frente do SAMU na manhã de hoje.

 

O número de ambulâncias informado pelo vereador pode ser confirmado no site do DATASUS do Ministério da Saúde, onde consta o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNESNet).

 

Visita

O vereador já havia visitado o SAMU e apresentado à Secretaria Municipal de Saúde demandas relativas à necessidade de mais ambulâncias e melhores condições de trabalho para os servidores que lá atuam. Com a tentativa de taxar a oposição de mentirosa, Iratã e os vereadores Lúcio Campelo (PP), Joaquim Maia (PV) e Professor Júnior Geo (PROS) estiveram de ontem para hoje, 5, por duas vezes no SAMU e constataram o que já sabiam: não há nove ambulâncias em operação.

 

“Nossa intenção não é polemizar. Cumprimos nossa função de fiscalizar, somos vereadores,” disse Iratã ao afirmar que a oposição vai mostrar ainda este mês um retrato real da Saúde em Palmas. “Vamos mostrar que, enquanto o secretário está em caravana partidária pelo interior do Estado, as unidades de saúde da capital estão caindo aos pedaços; que há um risco real de epidemia de dengue e que os servidores não estão satisfeitos com as condições de trabalho,” arrematou.

 

Ambulâncias cadastradas junto ao Ministério da Saúde: 

SAMU USA (Unidade Suporte Avançado) 01 - Placa MWH 0096

SAMU USA (Unidade Suporte Avançado) 02 - Placa MWH 0106

SAMU USB (Unidade Suporte Básico) 03 - Placa MWH 0116

SAMU USB (Unidade Suporte Básico) 04 - Placa MWH 0026

SAMU USB (Unidade Suporte Básico) 05 - Placa MWZ 9322

SAMU USB (Unidade Suporte Básico) 06 - Placa MWZ 9382 (Apesar de cadastrado, o Veículo não está em operação por falta de equipe de profissionais da saúde)

Link: WWW.datasus.gov.br – Ministério da Saúde

 

Comentários (0)