Joaquim Maia cobra políticas mais arrojadas da Prefeitura para combater déficit

O assunto tomou corpo na Câmara na manhã de hoje, onde o construtor Marcos Farias deixou claro que uma das maiores dificuldades para a conclusão de projetos habitacionais é a falta de apoio...

Vereador Joaquim Maia
Descrição: Vereador Joaquim Maia Crédito: Ascom

O vereador Joaquim Maia (PV) cobrou da atual administração uma política mais eficiente para combater o déficit habitacional que atinge Palmas. "Temos milhares de famílias que vivem o drama da casa própria. Em uma cidade como a nossa, onde os aluguéis são caríssimos, espera-se do Poder Executivo mais ação no combate ao déficit habitacional." Disse o vereador.

O assunto tomou corpo na Câmara na manhã de hoje, 20, onde participou de uma reunião com os vereadores o construtor Marcos Farias que deixou claro que uma das maiores dificuldades para a conclusão de projetos habitacionais é justamente a falta de apoio por parte da prefeitura. Lembrou o construtor que alguns projetos esbarram nos critérios impostos pela prefeitura e que, mesmo sem discordar dos mesmos ele ressalta que um pouco de "boa vontade da prefeitura" ajudaria a encontrar os meios para a sua execução. Como exemplo de impecilhos alegados pela prefeitura em alguns projetos para a construção de módulos habitacionais estão a ausência de equipamentos públicos, como escolas, creches e praças, nas proximidades dos locais dos empreendimentos e mais recentemente a proximidade dos mesmos das linhas projetadas para o BRT (sistema de transporte coletivo de passageiros que proporciona mobilidade urbana rápida). Para Joaquim Maia é neste momento que a Prefeitura deveria mostrar mais ação: "Todos esses projetos para a construção de unidades habitacionais com recursos da Caixa Econômica Federal disponibilizam uma boa quantia de contrapartida que ficam à disposição para que possa ser feito o aparelhamento com equipamentos públicos na região onde serão construídas as unidades habitacionais. Ou seja, ao invés de rejeitar novos empreendimentos alegando que determinada região não teria suporte para a população, a atual administração deveria incrementar políticas mais agressivas para a implantação destes empreendimentos no combate a falta de moradias."

Joaquim Maia, desde o início de seu mandato, tem alertando sobre este problema que aflige boa parte da população palmense. Em julho, após visitar as obras abandonadas de mais de mil apartamentos nas quadras 1304 e 1306 sul, Joaquim levou o problema ao Plenário da Câmara chamando a atenção dos colegas vereadores e administração. O vereador lembra que na Caixa há, da iniciativa privada, projeto para a construção de 8.023 unidades em análises pelo programa Minha Casa Minha Vida e que todos dependem da parceria da Prefeitura. "Já passou da hora do prefeito encarar este problema com mais firmeza." Finalizou o vereador Joaquim Maia.

 
 

 

Comentários (0)