Joaquim Maia diz que verdadeiro Dia da Autonomia será em outubro, nas eleições

O vereador ressaltou as conquistas alcançadas nestes vinte e cinco anos após a criação do Tocantins, mas chamou a atenção para o atual momento de estagnação em que se encontra o Estado...

Vereador Joaquim Maia (PV)
Descrição: Vereador Joaquim Maia (PV) Crédito: Ascom

“O dia de hoje, 18 de março, é importante para nossa história, pois celebramos a autonomia de nosso Estado. Momento em que deixamos de pertencer ao corredor da miséria para sermos parte de um Estado com grande vocação para o desenvolvimento”. Assim o vereador Joaquim Maia iniciou suas palavras parabenizando os tocantinenses por esta vitória.

Maia fez questão de destacar os nomes de alguns homens que bravamente lutaram pela autonomia do Tocantins, como Totó Cavalcante, José Maia Leite, José Carlos Leitão, Edmar Gomes de Melo, Goianyr Barbosa e Teotônio Segurado.  “Estes homens lutaram e venceram, juntamente com outros líderes e anônimos, não menos importantes, nos dando hoje a oportunidade de vivermos em um Estado próspero. Suas lutas proporcionaram a criação do nosso Estado, fazendo com que chegasse até nós os benefícios antes pertencentes apenas ao sul do grande estado de Goiás.”  

Joaquim ressaltou as conquistas alcançadas nestes vinte e cinco anos após a criação do Tocantins, mas chamou a atenção para o atual momento de estagnação em que se encontra o Estado. “Não podemos achar que o que já conquistamos é o suficiente, não podemos achar que nossa luta já foi plenamente atendida, nós temos que fazer muito mais. Temos que tirar o Tocantins do ostracismo em que o atual governo o colocou, um Governo que não consegue se encontrar. Temos que dar condições aos nossos agricultores, aos nossos empresários. Temos que fazer com que o nosso Tocantins chegue a momentos melhores. Uma grande mudança tem que acontecer agora, para que esta autonomia conquistada seja efetivamente afirmada para os tocantinenses, acreditamos que o Tocantins pode muito mais. Do jeito que está não podemos continuar, esta mudança tem que acontecer agora em 2014 para fazermos um Tocantins do qual possamos nos orgulhar ainda mais.” Afirmou o vereador.

Joaquim Maia fez questão de destacar a importância vital da Conorte no processo da autonomia. Também lembrou dos separatistas (in memorian): Henrique Santillo, ex-governador de Goiás; Jacinto Nunes da Silva, ex-prefeito de Gurupi; Deocleciano Ayres da Silva, ex-vereador de Porto Nacional e João Matos Quinaud. Em vida, o economista Célio Moura, o desembargador de Goiás, Jamil Pereira de Macedo; o professor Ruy Rodrigues e a integrante da Conorte, Neusa Helena de Castro.

Comentários (0)