Palmas, Tocantins -

Ação Parlamentar

Ver comentários
Na Assembleia

Jorge Frederico requer que todos os tocantinenses tenham acesso à vacina contra gripe

No requerimento, o deputado ressalta que o valor da vacina na rede privada é muito elevado, o que impede o acesso da maior parte da população tocantinense
- Atualizada em
Deputado estadual Jorge Frederico Dicom/AL

O deputado estadual Jorge Frederico (MDB), apresentou requerimento na Assembleia Legislativa, solicitando que a Secretaria de Estado da Saúde disponibilize a vacina da gripe, para toda a população do Tocantins. Atualmente apenas grupos específicos recebem a vacina, como doentes crônicos, profissionais da saúde, presidiários e idosos.

 

No requerimento, Jorge ressalta que o valor da vacina na rede privada é muito elevado, o que impede o acesso da maior parte da população tocantinense. “A vacina custa hoje nas clínicas particulares cerca de R$80,00 reais, não dá para o  tocantinense se proteger e proteger a sua família”, afirmou.

 

Segundo  dados da Secretaria de Estado da Saúde,  até o momento foram notificados 195 casos suspeitos de influenza. Destes, 136 foram descartados para qualquer tipo da doença. Outros 40 seguem sob investigação.

 

Os casos confirmados são: quatro de influenza A e 15 de influenza B, sendo oito de H1N1, quatro de H3N2 e outros três tipos não identificados. Uma morte foi notificada.

 

Ainda durante os trabalhos da Assembleia Legislativa, Jorge apresentou diversos outros requerimentos, dentre eles um que cobra informações da SESAU sobre o controle da meningite e outro ao DETRAN, cobrando o retorno imediato da emissão da Carteira Nacional de Habilitação no Tocantins.