Kátia e UFT lançam nesta segunda, 25, projeto para melhorar o IDH de 65 municípios

O Plano de Desenvolvimento Regional tem por objetivo principal reduzir as desigualdades sociais e melhorar a qualidade de vida de mais de 60 cidades do Estado.

Crédito: Divulgação

  O desenvolvimento regional constitui um processo de transformação social, econômico, cultural e político de um determinado território, nesse sentido, a senadora Kátia Abreu e a Universidade Federal do Tocantins (UFT) lançam, nessa segunda-feira, 25, as 8h, no auditório do da FAET/SENAR, o Plano de Desenvolvimento Regional - Desenvolto, que tem por objetivo principal reduzir as desigualdades sociais e melhorar a qualidade de vida de mais de 60 cidades do Estado.



De acordo com estudos realizados pelo gabinete da senadora Kátia Abreu, 65 municípios do Tocantins listam entre as cidades com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e renda domiciliar per capita menor que o valor atual do salário mínimo. Nesse sentido, o Desenvolto vai possibilitar o desenvolvimento de ações a serem executadas de forma que melhore a qualidade de vida dos moradores desses municípios.



De acordo com a Senadora Kátia Abreu, o lançamento do Plano é o início de um processo de construção participativa, capaz de estabelecer ações que possam melhorar os indicadores socioeconômicos desses municípios, que foram separados em quatro regiões: bico do papagaio e municípios da margem direita do rio Tocantins (Jalapão, sudeste e região de Pedro Afonso).



Além da UFT, outras instituições, estaduais e municipais, integrarão o Plano sendo que cada instituição parceira vai atuar de acordo com a sua competência, seja na oferta de cursos de qualificação profissional, assessoramento técnico ou estudos de viabilização de serviços, dentre outros.

Comentários (0)