Lelis cobra compromisso de órgãos para combater mortandade de peixes em Lajeado

Lelis quer compromisso de órgãos responsáveis em combater morte de peixes na UHE de Lajeado: problema será debatido em audiência pública

Deputado foi em Lajeado conversar com pescadores
Descrição: Deputado foi em Lajeado conversar com pescadores Crédito: Ascom

O presidente da Comissão de Saúde, Meio Ambiente e Turismo da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Lelis (PV), se reuniu na noite dessa segunda-feira, 24, com representantes da Colônia de Pescadores de Lajeado e vereadores do munícipio para tratar da morte dos peixes no Lago da Usina Hidrelétrica de Lajeado. A reunião aconteceu na Câmara de Vereadores da cidade.

Também participaram da reunião os vereadores Adãozinho do Povo (PSB), presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara de Vereadores de Lajeado, Edilson Gonçalves (PTB) e Manoel Neves (PTC), e membros da comunidade local.  

Por sugestão de Lelis, ficou acordado durante a reunião, que uma Audiência Pública para tratar do assunto será realizada na próxima quinta-feira, 27, às 14h30, na Assembleia Legislativa. A audiência já foi solicitada por Lelis através de um Requerimento apresentado em regime de urgência na sessão desta terça-feira, 25.

De acordo com Lelis, serão convidados membros da Colônia de Pescadores de Lajeado, Investico, vereadores do município, representantes dos ministérios Público Estadual e Federal (MPF), do Ibama, Naturatins  e de outros órgãos ligados ao meio ambiente. 

Ainda durante a sessão, Lelis foi à tribuna onde cobrou providências sobre o assunto. “Vamos debater o assunto com todos os órgãos responsáveis, queremos tratar desse assunto agora, porque se isso não acontecer, daqui a um ano vamos ver esse desastre se repetir”, declarou afirmando que irá propor a assinatura de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC), entre as partes. 
 

Entenda

Os peixes morrem, segundo os pescadores, após o abre e fecha das comportas. Revoltados com a situação, os pescadores afirmaram que irão entrar na Justiça contra a empresa que administra a usina caso o problema não seja resolvido.  “Queremos ressarcimento pelos peixes que morreram, porque o prejuízo para nós é muito grande, contestou o presidente da Colônia de Pescadores de Lajeado, Domingos Ferreira Lima.

 

Comentários (0)