Membros do Fórum Estadual de Turismo do Tocantins buscam apoio de Paulo Mourão

Membros do Fórum solicitaram destinação de emenda para fortalecimento de ações de turismo no estado. Mourão disse que emendas parlamentares por si só não resolverão os problemas enfrentados pelo setor

Mourão destacou que o Turismo precisa de mais incentivos
Descrição: Mourão destacou que o Turismo precisa de mais incentivos Crédito: Divulgação

O deputado estadual Paulo Mourão (PT), recebeu na manhã desta quinta-feira (18), em seu gabinete, a visita dos representantes do Fórum Estadual de Turismo do Tocantins, Janaina Aires, que é vice-presidente do Fórum, e os demais membros Ana Rúbia Macedo e James Possapp, que vieram buscar apoio do deputado no sentido de destinar emenda parlamentar para o fortalecimento das ações de turismo no estado.

 

Durante a conversa com representantes do Fórum sobre a realidade do turismo no estado, o deputado foi enfático e criticou a falta de investimentos do governo na área. “O turismo aqui só tem conversa, você abre o orçamento e vê que não existem políticas públicas para o fortalecimento do setor. Infelizmente os investimentos no Tocantins são feitos sobre a ótica da política e não sobre a ótica do estado de estruturação, desenvolvimento econômico e sustentável”, observou o deputado destacando que as emendas parlamentares por si só não resolverão os problemas enfrentados pelo setor.

 

O deputado sugeriu a participação dos representantes do Fórum de Turismo dentro da Comissão do Novo Ordenamento Econômico, Administrativo, Social e Político do Estado. “Vocês precisam vir para dentro da Comissão que tem a temática do desenvolvimento. O turismo por meio de seu conjunto de atividades produtivas interligadas impulsiona o crescimento e o desenvolvimento econômico, social e cultural de uma região”, ressaltou.

 

O deputado ainda disse que a proposta é interferir por meio da Comissão, na elaboração do orçamento do Estado. “Através da Comissão colocaremos o turismo também como uma das ações estruturantes de desenvolvimento econômico para o Tocantins. Daí vamos brigar para obtermos orçamento para o setor”, apontou o deputado se comprometendo em entrar na luta ao lado dos membros do Fórum na busca por melhorias e investimentos na área.

 

“O Tocantins é um estado rico em potenciais turísticos, mas infelizmente as atividades turísticas ainda não se consolidaram devido à falta de planejamento e investimentos no setor.  Então venham para dentro da comissão e vamos debater o assunto, traçarmos estratégias para fazermos com que o turismo se torne prioridade dentro dessas novas políticas que o governo precisa adotar, como inovação, ciência, tecnologia, educação e saúde de qualidade”, finalizou.

 

A vice-presidente do Fórum Janaina Aires disse que a falta de estruturação é um dos maiores desafios enfrentados pelo turismo no estado, e que busca apoio parlamentar para fortalecer as ações. “Decidimos vir buscar ajuda dos deputados para que possamos ter na Assembleia um representante apoiando a área do turismo, que é uma atividade que vem crescendo no Tocantins, mas que falta apoio e conscientização política da importância dessa atividade para o desenvolvimento do estado”, disse.

 

“O deputado Paulo Mourão, que nos recebeu muito bem, propôs incluir as atividades de turismo dentro do debate da Comissão Especial. Achamos muito oportuno e vamos participar sim, para que possamos fazer com que a atividade turística seja representativa no Tocantins”, avaliou Janaina.

 

Ainda segundo a vice-presidente o principal gargalo enfrentado hoje pelo Tocantins é falta de estruturação física. “É preciso investir mais na melhoria das estradas, empreendimentos de hotelaria e agenciamento. Temos visto muitos investimentos na questão da divulgação. Divulga-se o estado e faz pouco na relação de estruturação do turismo. As ações precisam caminhar juntas. Porque o turista chega aqui com uma expectativa muito grande e não tem a estrutura adequada. Temos atrativos, mas não são suficientes para atendê-los”, explicou.   

 

Comentários (0)