Milton Neris defende tolerância zero contra uso e tráfico de drogas em Palmas: "o que está faltando é determinação"

Em audiência pública sobre Drogas e Entorpecentes o vereador Milton Neris (PT) mostrou que tem preocupação com o uso e o tráfico de drogas no Estado. De acordo com o vereador o que está faltando não é recurso, o que falta para resolver essa questão ...

“O secretário da Segurança, Justiça e Cidadania, João Costa Ribeiro Filho, não vê o assunto como prioridade”, afirmou o vereador Milton Neris (PT) em audiência pública sobre Drogas e Entorpecentes, realizada na última terça-feira, 14, quando foi debatido o tema, com vários representantes da sociedade. Em seu discurso ele lembrou que o mesmo foi convidado para a audiência e não compareceu. “E Eu estou preocupado com relação às drogas e ao tráfico no Estado porque a impressão que se tem é que as instituições estão falhando, não podemos falar de falta de recursos. O que se falta é determinação de tolerância zero. Porque não dá mais para assistir mãe vendo filho chegar com a cabeça fora do corpo toda semana nesta cidade.”

O parlamentar ponderou que acredita que instituições estejam falhando no combate às drogas. “Nos presídios não comportam tanto traficantes que tem por aí, assim diz o secretário de Segurança. E isto para a polícia apreender, durante o ano passado inteiro, algo em torno de 13 quilos de drogas e este ano, até agora, teve um grande desempenho em torno de 14 quilos, em seis meses. Eu acho isto uma vergonha.”

Neris foi enfático ao dizer que é preciso tolerância zero para resolver o problema, fechando as bocas de fumo e as fronteiras. “Acho que as instituições estão falhando, porque não conseguimos resultados satisfatórios no combate às drogas. Abrir um ponto de droga em Palmas é muito mais fácil do que abrir uma padaria, uma quitanda ou uma distribuidora de gás.”

Milton acredita que existe em Palmas muito mais do que 600 bocas de fumo, como pela promotora, Cristina Seuser, representando o procurador geral de Justiça do Estado, Clenan Renault de Melo, e que se deve trabalhar arduamente para que as mesmas sejam fechadas e não casas de comerciantes honestos como tem acontecido. “Todos sabem onde ficam os pontos e nunca vi ninguém fazer força para fechar estes pontos”.

Ele relembrou que a promotora, disse que o traficante também manda dentro dos presídios e que é o dinheiro público que banca isto. “Então temos que ter tolerância zero, inclusive, apresentei requerimento de internação compulsória de menores drogados, a exemplo no Rio de Janeiro, pois só assim, acabaremos com este mal”.

O vereador ainda preocupado com o tráfico e uso de drogas na Capital se reuniu na sexta-feira, 17, para continuar o debate com a superintendente de Ações Sobre Drogas da Secretária Estadual de Cidadania e Justiça, Magda Valadares, e com o Conselheiro Estadual representante da Polícia Federal Carlos Antônio, nos quais apresentaram as ações que estão sendo realizadas no Estado contra as investiduras das drogas ilícitas e licitas.

Durante o encontro Magda afirmou que estarão realizando um encontro, ainda sem data definida, para discutir sobre o uso da bebida alcoólica por menores, junto a representantes do Governo do Estado, da Prefeitura de Palmas, Câmara de vereadores dentre outras entidades interessadas na discussão. (Da assessoria)

Comentários (0)