Ministro da Educação informa ao relator do Pronatec as fontes de financiamento do programa

O deputado federal Júnior Coimbra (PMDB) relator do PRONATEC na Comissão de Finanças da Câmara dos Deputados recebeu do ministro da educação Fernando Haddad as fontes de financiamento do programa. Orçado em R$ 1 bilhão, o orçamento para a implantação...

O Ministro da Educação Fernando Haddad entregou ao deputado federal Júnior Coimbra (PMDB), relator do PRONATEC na Comissão de Finanças da Câmara dos Deputados, a Exposição de Motivos Interministerial nº19, anexa à Mensagem nº 112, firmada pela Presidente da República, que disciplina e racionaliza as ações que serão executadas no programa.

Haddad informou ao relator do projeto as fontes de financiamento do PRONATEC e apresentou o cálculo detalhado da despesa nos respectivos exercícios da vigência do programa. Orçado em R$ 1 bilhão, o orçamento para a implantação do programa prevê recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), do FIES e do orçamento próprio do Ministério da Educação.

Quanto a forma de repasse dos recursos às instituições de educação profissional e tecnológica, o ministro explicou ao deputado que o projeto prevê duas modalidades: para as instituições das redes públicas estaduais e municipais ou dos Serviços Nacionais de Aprendizagem (Sistema S) será dispensada a celebração de convênio ou instrumento congênere, enquanto que, para entidades privadas, sem fins lucrativos, cadastradas no MEC e habilitadas, nos termos dos arts. 8º a 10 do projeto, a transferência de recursos terá de ser precedida da celebração de convênio ou investimento congênere, sendo em qualquer caso, exigida a prestação de contas dos recursos repassados. (Com informações da Assessoria)

Comentários (0)