Mourão é eleito presidente de Comissão que vai discutir novo ordenamento do Tocantins

Uma nova reunião ficou marcada para a próxima sexta-feira, dia 7, às 10 horas, quando a comissão irá definir as linhas de ação dos trabalhos e as temáticas a serem debatidas

Deputado estadual Paulo Mourão
Descrição: Deputado estadual Paulo Mourão Crédito: Foto: Antônio Gonçalves

O deputado Paulo Mourão (PT) foi eleito, na tarde desta quarta-feira, 5, presidente da Comissão Temporária Especial que vai discutir com todos os segmentos da sociedade temas relevantes, a fim de que sejam propostas matérias para um novo ordenamento econômico, administrativo, social e político do Estado do Tocantins. Como vice-presidente foi eleito o deputado Valdemar Júnior (PMDB). A eleição ocorreu após instalação da comissão.

 

Na ocasião foram anunciados os nomes dos deputados que serão membros efetivos e suplentes da comissão. Já como presidente, Paulo Mourão destacou que a comissão tem por objetivo a busca de novos caminhos ao Estado. Segundo o parlamentar, a proposta é discutir as potencialidades do Tocantins, as deficiências por região, políticas inovadoras com todos os setores e uma temática relevante que é o combate ao desemprego buscando a retomada do emprego e do desenvolvimento. “Estamos com o fantasma do desemprego, assombrando a classe trabalhadora e a juventude que a cada momento se insere no mercado de trabalho”, destaca.

 

Uma nova reunião ficou marcada para a próxima sexta-feira, dia 7, às 10 horas, quando a comissão irá definir as linhas de ação dos trabalhos e as temáticas a serem debatidas. Pelo decreto administrativo que instituiu a comissão, assinado pelo presidente deputado Mauro Carlesse (PHS), a comissão terá um prazo de 180 dias para promover ampla discussão com todos os segmentos da sociedade. 

 

Nesse período, Paulo Mourão quer realizar debates na sala das comissões da Casa, bem como visitar as regiões de todo o Estado, “estimulando o debate, convidando a classe trabalhadora e produtora a criar esse novo momento de propostas inovadoras, acima de tudo de o Estado viver um novo tempo, esta é a maior razão dessa comissão que é estimular o debate”, destaca.

 

O parlamentar adiantou que o presidente da Casa, deputado Mauro Carlesse está entusiasmado com a comissão e deverá participar das discussões. Quando propôs a criação da comissão, em dezembro do ano passado, com apoio de outros parlamentares, Paulo Mourão defendeu que cabe ao parlamento a discussão de ações que possam dar novos rumos ao Tocantins.

 

A proposta da comissão é convidar para o debate as universidades, Universidade Federal do Tocantins – UFT e Universidade Estadual do Tocantins- Unitins, as federações, como a Federação das Indústrias do Estado do Tocantins – Fieto, Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins – Faet, Federação dos Trabalhadores do Estado do Tocantins – Fetaet, Federação do Comércio do Estado do Tocantins - Fecomércio, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - Sebrae, as associações comerciais, cooperativas, sindicatos dos trabalhadores e entidades não governamentais.

 

Compõem a comissão como membros efetivos: Paulo Mourão (PT), Alan Barbiero (PSB), Valdemar Júnior (PMDB), Osires Damaso (PSC) e Solange Duailibe (PR). Como suplentes: Valderez Castelo Branco (PP), Eli Borges (PROS), Elenil da Penha (PMDB), Olyntho Neto (PSDB) e Luana Ribeiro (PDT).

Comentários (0)