Na véspera de completar 22 anos, vereador Milton Neris apresenta dados de crescimento de Palmas

Em seu pronunciamento na tribuna da Câmara na sessão desta quinta-feira, 19, o vereador Milton Neris (PT) apresentou dados do crescimento econômico e educacional de Palmas, na véspera de completar 22 anos de sua criação. O destaque foi o alto crescim...

Em seu pronunciamento na tribuna da Câmara na sessão desta quinta-feira, 19, o vereador Milton Neris (PT) apresentou dados do crescimento econômico e educacional de Palmas, na véspera de completar 22 anos de sua criação.

De acordo com a Junta Comercial do Tocantins – Jucetins, desde 1989, foram registradas 24.379 empresas na Capital. Nos quatro primeiros meses de 2011, foram 1.105 novos empreendimentos, o que, segundo o vereador, é um recorde de abertura de novos negócios. Se comparados com o mesmo período de 2000, há um crescimento de 248,58%.

O destaque é o comércio, atividade que mais constituiu empreendimentos na Capital, com a abertura de 12.048 empresas. O setor de serviço vem em segundo lugar com 7.854 empresas e na seqüência vem a indústria, com 4.437 novos empreendimentos. “Palmas é a cidade que representa quase 20% da arrecadação do Estado”, afirmou.

Educação

De acordo com os dados apresentados pelo vereador, ao todo são cerca de 30 mil estudantes espalhados nos 19 centros municipais de educação infantil, 30 Escolas municipais e nas 10 Escolas de Tempo Integral da capital. Do total de alunos, cerca de 7,5 mil são matriculados no ensino infantil, 22 mil no ensino fundamental e 1,5 mil no ensino do campo. Segundo dados da prefeitura de Palmas, 50% dos alunos da rede municipal estão matriculados nas Escolas de Tempos Integrais - ETI’s.

Neris lembrou ainda que Palmas “conseguiu superar as metas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica do governo federal. A nossa educação superou todas as expectativas, isso quer dizer que estamos colhendo os bons frutos plantados”, disse.

Saúde

O vereador ainda apresentou os números de centros de assistência mantidos pela prefeitura para atender a população dentre eles os centros de atendimento psicossocial, Núcleo de Assistência Henfil, Unidades de Pronto Atendimento Norte e Sul, Centro de Referência à Saúde do Trabalhador, Centro de Consultas Especializadas de Palmas, Centro de Saúde Sexual e Reprodutiva, Centro de Referência em Oftalmologia, Samu, as farmácias municipais e a vigilância sanitária municipal.

“Palmas está cumprindo o seu papel em todos os sentidos. O comércio está crescendo, a educação está melhorando e a saúde é um grande desafio que estamos enfrentando. A capital está entrando num novo ciclo de desenvolvimento mais equilibrado e espero que possamos trabalhar ainda mais para contribuir com o desenvolvimento dessa cidade”, afirmou.

Comentários (0)