Neris defende criação de Central de Distribuição de Produtos Agrícolas para agricultores familiares

O vereador Milton Neris, durante reunião, expôs sua preocupação com a dificuldade que os produtores da agricultura familiar estão tendo com a Lei que obriga as prefeituras a comprar no mínimo 30% da alimentação escolar diretamente de agricultores, j...

Em reunião com o prefeito Raul Filho e produtores rurais, secretários e deputado estadual, o vereador Milton Neris (PT) expôs a sua preocupação com a dificuldade de logística que os produtores da agricultura familiar estão tendo com a Lei Federal número 11.947/2009 que obriga as prefeituras a comprarem no mínimo 30% da alimentação escolar diretamente de agricultores familiares. Segundo ele, na maioria das vezes o custo não compensa, mas eles entregam, pois a lei foi um avanço para eles, que os permitiu revender seus produtos.

E foi em razão desta lei, que nasceu a idéia da Central de Distribuição dos Produtos Agrícolas Familiares, com a participação de todos os envolvidos, desde o produtor, montando uma organização com a Secretaria de Educação, que deverá contar com cronograma de entrega com uma variedade produtos. “E não apenas um, e assim reduzir custos e desta forma a prefeitura irá comprar mais barato e produtos com qualidade e preços competitivos”, disse Milton, acrescentando que com a Central se o produtor tiver problemas, irá resolvê-los com mais facilidade, buscando alternativas para solucioná-los. “Com a central poderemos unir poder público, sociedade organizada e produtores rurais e prestigiar o que é produzido aqui”.

O cronograma aumentará as vendas, melhorará a negociação com os produtores e facilitará, inclusive, as condições de entrega, a logística, reduzindo assim os custos e consequentemente os preços na ponta.

Milton argumentou que os produtores juntamente com as cooperativas, associações, dentre outros estão preparados para a implantação da Central de Distribuição, restando agora o apoio da Prefeitura para que vire realidade. Ele falou sobre da Central é um incentivo às alternativas de fortalecimento das estruturas de comercialização da agricultura familiar, que é base da economia.

Além da Central da Distribuição, ele citou também a Central de Compras, a qual fará cujo objetivo é agilizar a aquisição de no mínimo de 30% dos produtos da agroindústria para compor a merenda escolar como determina a Lei Federal, número 11.947/2009.

O prefeito disse que a idéia pode contar com o apoio dele, mas que é necessário que se forme uma comissão para que haja uma discussão bem aprofundada para que o projeto obtenha êxito. “Temos que saber o que nós do município devemos, efetivamente, fazer e quando isto começa a funcionar”, disse ele, acrescentando, que espaço físico não é problema, mas que terá gastos para manutenção, ou seja, uma série de estrutura que deve ser feita, além do comprometimento com o setor e com a prefeitura. “Então tudo deve ser bem planejado e devemos colocá-la no papel e dar funcionalidade”.

Ficou acordado que nesta quarta, 29, os produtores se reuniriam com o secretario da Educação, Zenóbio Júnior, para realizar o primeiro passo da possibilidade da criação da Central de Compras de Produtos Agrícolas. Enquanto que com o secretário de Desenvolvimento Econômico, José Arcanjo, seria agendando reuniões para planejamento, criação e viabilização da Central de Distribuição.

Participaram da reunião representantes da Associação dos Agricultores Familiares e Agroindustriais de Palmas; Presidente da Associação dos Produtores Rurais do São Francisco Galvão; Presidente da Associação de Produtores do Assentamento Mariana; Produtores de ovos de Codorna; Presidente da Associação dos Feirantes de Palmas; Presidente da Associação dos Produtores Rurais do Vão do Lajeado; Produtor de Banana; Presidente da Associação dos Nordestinos; Produtora de Poupa; Produtor de Polpa; Presidente da Cooperativa dos Produtores de Mel ; Presidente da Associação do Taquari II; Presidente da Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar; Associação de Produtores de Leites de Cabras; os secretários da Agricultura, Joel Borges; da Ação Social, Robledo; do Desenvolvimento Econômico, Arcanjo; da Saúde, Samuel Bonilha e o deputado Estadual, Wanderlei Barbosa (PSB).

Requerimento

Ainda na manhã desta quarta-feira, 29, o parlamentar apresentou na Câmara Municipal de Palmas requerimento que pede a implantação da Central de Distribuição para os produtores rurais de Palmas. A preocupação do documento é pedir que seja disponibilizado o prédio da Antiga Incubadora de Empresas, no qual facilitará a logística para entrega dos itens da merenda escolar. O documento ainda solicita que seja feita a instalação da Central de Compras para esses produtos. (Com informações da assessoria)

Comentários (0)