No Congresso Nacional, Tiago Dimas solicita mais investimentos para PM do Tocantins

Dentre as melhorias estão a renovação contínua do efetivo da PM, digitalização do sistema de radiocomunicação das forças de segurança, bem como implantar sistemas de videomonitoramento nas cidades

Tiago Dimas na tribuna da Câmara dos Deputados
Descrição: Tiago Dimas na tribuna da Câmara dos Deputados Crédito: Divulgação

O deputado federal Tiago Dimas (SD) usou nesta terça-feira, 23, a tribuna da Câmara Federal para parabenizar a todos os militares que foram promovidos no último dia 22, em uma solenidade realizada no Comando Geral da Polícia Militar, em Palmas (TO). Foram 1727 servidores da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, sendo 303 oficiais e 1238 praças da PM que receberam o benefício; e no Corpo de Bombeiros, 186 promovidos. “Parabéns, isso é fruto de um árduo trabalho e tenho certeza que o trabalho dos senhores ainda será mais valorizado”, parabenizou Tiago.

 

Continuando o seu pronunciamento, o deputado solicitou melhorias e investimentos nas forças de segurança no Tocantins. Dentre as solicitações, estão a realização de outro concurso público para a PM, com a contínua renovação do efetivo; a digitalização do sistema de radiocomunicação e a implantação do sistema de videomonitoramento em cidades estratégicas no Tocantins.

 

Concurso para PM

 

Ainda em seu pronunciamento, o deputado falou sobre o número reduzido no efetivo da PM/TO. “Hoje nós temos uma polícia honrada no nosso Tocantins. Que faz muito com o pouco contingente que possui, talvez um dos menores do país se colocarmos inclusive proporcionalmente”, destacou.

 

Aproveitou o momento para solicitar a realização de outro concurso público. “Infelizmente tivemos um concurso público que foi cancelado há poucos dias, porque foi comprovadamente fraudado. Temos que fazer outro concurso público, mas sobretudo renovar a tropa constantemente através de um planejamento estratégico visando as aposentadorias”, explicou.

 

Segundo Tiago, é preciso fazer um planejamento para que haja uma renovação constante no efetivo da PM, pelo menos de 100 a 200 policiais por ano. “Os números indicam mais de nove mil policiais, sabemos que para isso está um pouco longe, mas é possível fazer mais para que isso possa ser solucionado a segurança pública no Tocantins, que infelizmente passa por um momento delicado”, declarou.

 

Tecnologia

 

O deputado também pediu o investimento em tecnologia para as forças de segurança do Tocantins. Enquanto presidente do Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Sustentável na Prefeitura de Araguaína, visitou várias centrais de videomonitoramento no país. “Vi que ela é capaz de fazer muito, dar um apoio considerável e reduzir custos com pessoal e deslocamento”, ressaltou.

 

“Temos que buscar o melhor aparelhamento. É preciso investir na digitalização do sistema de radiocomunicação de todas as forças policiais do Estado do Tocantins. Inclusive, depois fazer o videomonitoramento”, completou o deputado.

 

Bombeiros militares

 

Outra questão levantada pelo deputado durante o seu pronunciamento foi a implantação de mais unidades do Corpo de Bombeiros no Tocantins. “Temos poucas cidades que tem companhias de bombeiro militar. Guaraí, por exemplo, que é um importante polo no centro do nosso Estado, não tem uma companhia de bombeiro militar. Se acontece um acidente naquela região, é preciso deslocar tropa de Colina ou de Paraíso. Isso perde um tempo considerável para salvar vidas”, esclareceu o deputado.

 

Solicitou ainda a instalação de unidades em Tocantinópolis e em Formo do Araguaia. “Então fica a nossa solicitação para que haja um planejamento, um direcionamento por parte do Governo do Estado, para que esse problema seja solucionado ao longo dessa gestão”, afirmou.

 

Bancada Federal empenhada

 

Ao final, Tiago Dimas ressaltou o empenho da bancada federal de tradicionalmente destinar emendas para a segurança pública no Tocantins e se colocou à disposição para buscar junto ao Governo Federal os recursos necessários para que isso possa ser fortalecido.

 

Comentários (0)