Plenário aprova por unanimidade pedido de César Halum por audiência pública para debater alta dos combustíveis

Foi aprovado está manhã por unanimidade no plenário 08 da Comissão de Defesa do Consumidor, o Requerimento 17/2011 de autoria do Deputado Federal César Halum. O mesmo requer a realização de Audiência Pública para tratar dos aumentos sucessivos do pre...

Foi aprovado está manhã por unanimidade no plenário 08 da Comissão de Defesa do Consumidor, o Requerimento 17/2011 de autoria do Deputado Federal César Halum. O mesmo requer a realização de Audiência Pública para tratar dos aumentos sucessivos do preço dos combustíveis em todo território nacional.

A discussão sobre o preço considerado abusivo cobrado pelos postos de combustíveis no Brasil, tomou boa parte da sessão do Legislativo Federal na CDC. Os deputados demonstraram apoiar a campanha iniciada pela população e representada na Câmara por César Halum.

“As manifestações nas ruas por parte da população estão nos dando essa oportunidade para fazer a sua revisão e garantir o direito do consumidor, que quer pagar um preço justo pelo o que consome. Então, a casa legislativa faz a sua parte juntando-se a outros segmentos organizados e representativos da sociedade em defesa do consumidor” diz César Halum, deputado federal e vice-presidente da Comissão.

O deputado afirmou que é necessário o fim do discurso que o Brasil é autossuficiente em petróleo. Com receio de uma nova onda de aumentos, o deputado acredita que o Executivo deve agir o mais breve possível para evitar mais uma nova escalada dos preços.

“É preciso mudar o discurso de que somos autossuficientes em petróleo e agir o mais rápido possível para barrar o elevado preço dos combustíveis. No Tocantins, somente este ano já houve três aumentos no preço da gasolina. A Venezuela anuncia o que é, eles são autossuficientes, e lá a gasolina custa em real R$ 0,18. Nos Estados Unidos, por exemplo, o consumidor paga em média o equivalente a R$ 1,34, menos da metade do que desembolsa o brasileiro por um litro do combustível. E lá o salário é muito mais do que aqui. No Brasil no valor pago na gasolina 40% é derivado de imposto”, argumentou o parlamentar.

É prerrogativa da Câmara Federal, convidar ou convocar chefes de estado para prestar, pessoalmente, esclarecimentos e informações sobre qualquer tema pré-determinado. Neste caso, deverão comparecer a audiência o Ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, Presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli e o Diretor-Geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Haroldo Borges Rodrigues Lima.

“Vendo a forma que o brasileiro vem sendo desprezado e desvalorizado na sua condição de consumidor eu solicito dos órgãos responsáveis informações importantes sobre tal assunto. Haja vista que vem influenciando negativamente no financeiro de toda a população”, concluiu César Halum.

A audiência ainda não tem data marcada, mas César Halum afirma que será ainda este mês.

Comentários (0)