Professora Dorinha preside sessão que elegeu membros do Parlamento Jovem Brasileiro 2011

A deputada Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM/TO) presidiu parte da sessão que recebeu nesta terça-feira, 27, os integrantes do Parlamento Jovem Brasileiro 2011 e elegeram os estudantes membros da Mesa diretora. Na ocasia a deputada destacou a im...

A Câmara dos Deputados recebeu nesta terça-feira, 27, os integrantes do Parlamento Jovem Brasileiro 2011 e elegeram os estudantes membros da Mesa diretora. Ao todo participam da jornada legislativa 77 alunos do ensino médio de todo país.

A deputada Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM/TO) presidiu parte da sessão e destacou a importância da participação dos jovens nas discussões parlamentares. “Os jovens representam uma boa parcela da população brasileira e por isso tem o direito e o dever de contribuir com o debate político. O Parlamento Jovem Brasileiro também contribui com o amadurecimento do pensamento público destes jovens e a formação de uma juventude cada vez mais crítica e participativa”, afirmou Dorinha.

A estudante Phirtia Raianny, do Rio Grande do Norte, foi eleita presidente da Mesa Diretora, que irá coordenar os trabalhos do programa, em sua oitava edição. A representante de Natal destacou que pretende conduzir as sessões do Parlamento Jovem atendendo aos interesses dos representantes de todos os estados. Ao todo, são 77 participantes. “Quero fazer com que cada um se sinta bem, que haja justiça e que ninguém saia daqui frustrado”, afirmou. Ela disse que nunca teve experiência política e que está em Brasília pela primeira vez.

O estudante João Max, de Minas Gerais, foi eleito vice-presidente; Marroni Alves, do Rio de Janeiro, 1º secretário; e Charleston dos Anjos, de São Paulo, 2º secretário.

Programa

O programa Parlamento Jovem Brasileiro, de inciativa da Câmara, permite a alunos entre 16 e 22 anos de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático, mediante participação em uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados.

Os jovens deputados são pré-selecionados pelas secretarias de Educação dos seus estados, por meio da apresentação de um projeto de lei. O número de representantes por estado e pelo Distrito Federal é proporcional ao número de deputados federais. (Da assessoria com informações Murilo Souza/Agência Câmara)

Comentários (0)