Proposta por Claudia, audiência debate os conflitos ambientais na Bacia o Rio Formoso

Além da parlamentar, um grupo de deputados participou do encontro que propôs fortalecer os segmentos do Comitê de Bacia dando voz de forma equilibrada para todos os setores.

Crédito: Divulgação

Entre as deliberações da Audiência Pública que aconteceu nesta sexta-feira, 27, em Lagoa da Confusão, região do Vale do Araguaia, a deputada estadual Claudia Lelis ( PV) propôs fortalecer os segmentos do Comitê de Bacia dando voz de forma equilibrada para todos os setores. A audiência, realizada no Centro de Convenções da cidade, aconteceu por meio da Comissão de Minas, Energia, Turismo e Meio Ambiente, presidida por Lelis.

 

A deputada também sugeriu a revisão do plano de Bacia Hidrográfica do Rio Formoso, feito em 2007. Além da revisão das outorgas e regras de operação, considerada uma das principais etapas, quando ocorre o estudo de alocação e otimização do uso de águas na bacia. Esta fase já está em andamento por meio de um convenio firmado entre o Naturatins, UFT e a FAPTO e deve gerar resultados nos próximos 15 meses.

 

A deputada sugeriu também convidar o promotor de Justiça Francisco Brandes Júnior, da Promotoria de Justiça Regional Ambiental do Araguaia, para ir à Assembleia Legislativa conversar com os deputados estaduais.

 

Diálogo equilibrado

 

“É fundamental ouvirmos todos os setores envolvidos para resolver isso de forma segura, protegendo o meio ambiente e sem gerar obstáculos à atividade econômica do agronegócio", afirmou a deputada. Segundo ela, é necessário um diálogo equilibrado entre todos os agentes envolvidos direta e indiretamente na questão ambiental da bacia do Rio Formoso.


"Quero deixar muito claro que ninguém aqui é contra o agronegócio. Mas como presidente desta Comissão, defendo que produção agropecuária leve em conta a preservação ambiental, seguindo as leis ambientais”, defendeu a deputada Claudia Lelis.

 

Durante a audiência, Claudia destacou que 52,83% da arrecadação estadual vem da agricultura, setor onde os municípios de Formoso do Araguaia e Lagoa da Confusão de destacam.


"Como presidente desta comissão espero que possamos chegar a um consenso, e esta audiência é o começo deste processo”, ressaltou Lelis. Participaram da audiência além de deputados estaduais, delegado Rerisson, Gledson Nato, Ivan Vaqueiro e Newton Franco, comunidade local, produtores rurais, vereadores e prefeitos da região.

 

Visita técnica

 

Os deputados também realizaram ainda nesta sexta-feira pela manhã visita técnica ao projeto Rio Formoso onde puderam ver os barramentos/elevatórias no curso da Bacia do Rio Formoso.

Comentários (0)