Quadrilhas juninas agora são patrimônio cultural imaterial do Tocantins

Apresentando pelo deputado Olyntho Neto (PSDB), Projeto de Lei aprovado na Assembleia Legislativa foi sancionado pelo Governador do Estado

Deputado estadual Olyntho Neto
Descrição: Deputado estadual Olyntho Neto Crédito: Dicom/AL

De autoria do deputado Olyntho Neto (PSDB), Projeto de Lei aprovado na Assembleia Legislativa foi sancionado pelo Governador do Estado declarando as quadrilhas juninas patrimônio cultural imaterial do povo tocantinense.  Olyntho falou da importância de valorizar e incentivar as manifestações culturais no Estado.

 

“Nosso Tocantins é rico em cultura e as quadrilhas juninas é uma das maiores expressões populares que temos.  Os grupos que mantêm essa tradição envolvem toda a comunidade que fazem parte, mobilizando milhares de famílias que se preparam durante todo o ano e fazem emocionantes manifestações no período junino”, disse o deputado.

 

De acordo com a Federação das Quadrilhas Juninas do Tocantins, existem cerca de 30 quadrilhas profissionais e a maior parte está na Capital. Também é de Palmas que se destacam as quadrilhas que já ganharam títulos nacionais, como é caso da quadrilha “Caipira do Borocoxó”, campeã nacional em 2013. Este ano, Palmas sediou o concurso nacional de quadrilhas juninas com a participação de 20 estados.

Comentários (0)