Reis anuncia R$ 3,9 milhões para 2ª etapa do programa Rede Cegonha no Tocantins

Segundo Osvaldo Reis o programa Rede Cegonha é, hoje, o maior instrumento de atenção ao parto e o nascimento.

Deputado federal Osvaldo Reis
Descrição: Deputado federal Osvaldo Reis Crédito: Divulgação

Brasília - O deputado federal Osvaldo Reis (PMDB/TO) anunciou a pouco a publicação da portaria 2593, de 31 de outubro do ministério da Saúde, que aprova a segunda etapa do Plano de Ação da Rede Cegonha no Tocantins. A portaria destina recursos para as regiões de saúde de Cerrado do Tocantins, Araguaia, Cantão, Amor Perfeito, Ilha do Bananal e sudeste.

Segundo Osvaldo Reis o programa Rede Cegonha é, hoje, o maior instrumento de atenção ao parto e o nascimento. “As mulheres terão acesso ao teste rápido de gravidez em todos os postos e, uma vez confirmada a gestação, será agendado o pré-natal e garantidas ao menos seis consultas médicas, além de uma série de exames clínicos e laboratoriais”, frisou. O parlamentar lembrou ainda que as grávidas devem receber auxílio para o deslocamento até o local das consultas de pré-natal, e para se deslocarem até a maternidade, quando forem dar à luz.

O Rede Cegonha é um programa que visa garantir atendimento de qualidade a todas as brasileiras pelo Sistema Único de Saúde (SUS), desde a confirmação da gestação até os dois primeiros anos de vida do bebê. Ela terá atuação integrada às demais iniciativas do SUS para a saúde da mulher.

Conforme as diretrizes gerais e operacionais do projeto, deve ser assegurado às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo e à atenção humanizada durante a gravidez, o parto e o pós-parto, e às crianças o direito ao nascimento seguro, crescimento e desenvolvimento saudáveis.

 

Valores Tocantins

MUNICÍPIO

VALOR ANUAL A SER INCORPORADO

PARCELA ÚNICA

PALMAS

551.880,00

91.980,00

ARAGUAÍNA

2.277.678,84

379.613,14

GURUPI

1.148.313,36

191.385,56

TOTAL:                                R$ 3.977.872,20

 

Comentários (0)